segunda-feira, junho 21, 2010

Presidente Medvedev à procura de modelo de mordernização para seu país


O Presidente russo, Dmitri Medvedev, realiza uma visita aos Estados Unidos entre 22 e 24 de Junho, sendo o seu principal objetivo o incentivo da cooperação russo-americana na esfera da inovação e das altas tecnologias
A Rússia projeta construir um centro de investigação científica em Skolkovo, localidade situada nos arredores da capital russa. Por isso, o dirigente russo pretende estudar a experiência da criação do centro de investigação científica em Silicon Valley, nos Estados Unidos.
“Quero ver como estão organizadas as coisas em Silicon Valley. Gostariamos de criar algo de semelhantes na Rússia, mas tendo obrigatoriamente em conta as nossas conceções. Por isso, o estudo da experiência de Silicon Valley é bastante, mas mesmo bastante curioso”, declarou Medvedev, citado pelas agências russas.
O Presidente russo tenciona também encontrar-se com o seu homólogo norte-americano, Barack Obama.
“Espero que possamos discutir toda a ordem do dia das relações russo-americanas, mas gostaria de insistir em alguns setores: na cooperação económica entre a Rússia e os Estados Unidos, porque nós, nos últimos tempos, reforçámos a nossa cooperação na esfera da segurança, mas não melhorámos  significativamente os contatos no campo da economia”, frisou.
Segundo ele, “nos últimos tempos, conseguimos restabelecer um diálogo completo, atingir resultados bem concretos, basta recordar o nosso trabalho no campo internacional: assinatura do Tratado START-3, os projetos que tentamos realizar presentemente e mais uma série de aspetos sobre os quais nos entendemos melhor”.
Medvedev e Obama irão analisar também a situação no Médio Oriente, Afeganistão e Irão, existindo em relação a este ultimo país divergências entre Moscovo e Washington.
No passado dia 17, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia publicou um comunicado onde considera “inaceitáveis” as sanções tomadas unilateralmente contra o Irão pelos Estados Unidos, bem como o pacote de medidas acordadas pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE de pressão sobre Teerão.
“De fato, repete-se sempre a mesma história: logo que nós, à custa de grandes esforços, chegamos a um acordo no CS da ONU sobre a escolha de medidas de pressão sancionária precisamente equilibradas sobre o Irão, os Estados Unidos e a UE não ficam por aí e, rigorosamente falando, revelam desprezo político para com a parceria com a Rússia”, sublinha-se no comunicado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Cortou o gás à Bielorússia, o que acabar´apor afectar o Ocidente. Onde é que já vi isto? o mais nojento é andar sempre agarradinho ao Presidente da Bielorússia. É esta a modernização russa.

Anónimo disse...

Com tanta corrupção vai ser difícil modernizar a economia russa.