sexta-feira, agosto 13, 2010

Bombeiros estrangeiros deixarão o país a 17 de Agosto



Os bombeiros estrangeiros estão a terminar o seu trabalho de combate às chamas na Rússia e irão ser substituídos por russos, declarou hoje Serguei Choigu, ministro para Situações de Emergência da Rússia.
“Tendo em conta que criámos uma reserva de aviação e de outros meios técnicos, iremos começar a retirar os bombeiros estrangeiros, estando esse processo planeado para 17 de Agosto”, precisou.
No combate aos incêndios na Rússia participam forças do Azerbaijão, Polónia, Bielorrússia, Arménia, Ucrânia, Bulgária, Itália e França.
“Eles serão retirados e substituídos por especialistas nossos”, frisou Choigu.
O ministro anunciou que a situação com os fogos florestais melhorou consideravelmente: as chamas foram apagadas em 14 regiões da Rússia e a área dos incêndios desceu de 126 mil para 64 mil hectares.
“Infelizmente, a natureza não nos ajuda. Tudo o que foi feito foi realizado com os nossos esforços”, frisou.
Serguei Choigu exigiu também das autoridades policiais que descubram a origem dos “boatos” sobre os incêndios na região de Briansk, atingida pela radioatividade depois da explosão num dos reatores da Central Nuclear de Tchernobil, em 1986, frisando que “nessa região não há incêndios”.
Segundo as autoridades russas, as chamas devoraram, em 2010, cerca de 800 mil hectares de floresta.

Sem comentários: