terça-feira, outubro 26, 2010

Putin apresenta versão reduzida de Arquipélago de Gulag

Vladimir Putin, primeiro-ministro russo e ex-agente do KGB, apresentou, perante as câmaras de televisão, uma versão reduzida do Arquipélago de Gulag, destinado aos alunos do 11º ano da escola.
“Sem o conhecimento do que aqui está descrito, não teremos uma ideia plena do nosso país e não poderemos pensar no futuro”, declarou ele, dirigindo-se à viúva do escritor Alexandre Soljenitzine.
A versão reduzida do romance que revelou ao mundo os crimes do sistema repressivo estalinista foi preparapada por Natália Soljenitzine, viúva do escritor, e será publicada com uma tiragem de dez mil exemplares.
“Este acontecimento tem lugar na véspera do Dia da Memória das vítimas das repressões políticas. Trata-se de um acontecimento marcante”, sublinhou Putin.
“Sem o conhecimento dos acontecimentos descritos neste livro, nós não passaremos não só o exame da modernização, mas também da sobrevivência”, respondeu Natália Soljenitzine.
Ela revelou que reduziu o texto do romance a um quarto, mas acrescentou: “espero ter conseguido conservar a força e a luz desse livro, não obstante nele haver muitos momentos pesados”.
O Arquipélago de Gulag, proibido na URSS até à perestroika, faz hoje parte do programa escolar.
Em 1974, o escritor foi expulso do país e privado da cidadania soviética depois do livro ter sido publicado no Ocidente. Em 1994, regressou à Rússia depois da queda do regime comunista.
As obras de Soljenitzine continuam a ser controversas no seu país, onde o antigo ditador comunista, José Estaline, é venerado por uma parte da população.
Ao mesmo tempo que se publica o Arquipélago de Gulag, nas prateleiras das livrarias encontram-se obras de Estaline ou sobre os seus “feitos heróicos”.
Em Setembro passado, foi publicado um manual de História, utilizado em algumas universidades, bem como nas academias do FSB (ex-KGB) e do Ministério do Interior, que justifica o terror estalinista.

21 comentários:

Pippo disse...

JM, o texto está muito giro, só não percebo qual é o objectivo de inicia-lo com a frase "Vladimir Putin, primeiro-ministro russo e ex-agente do KGB".
Qual é o interesse em saber qual a anterior ocupação do Putin?
Quando fizer um artigo que fale do Obama vai dizer "Barack Obama, presidente dos EUA e ex-advogado"?

Anónimo disse...

'A versão reduzida do romance que revelou ao mundo os crimes do sistema repressivo estalinista "


estalinista não... comunista.

Cada povo tem o dirigente que merece.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro Pipo, se você leu o romance, deve ter compreendido que os principais carrascos eram agentes do NKVD, antecessor do KGB soviético. Você imagina um agente da PIDE a apresentar um livro de algum antifascista português sobre o papel dessa polícia na repressão?

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Anónimo, para mim é a mesma coisa.

Cristina disse...

O que a Rússia devia fazer era julgar os responsáveis e colaboradores do estalinismo e afastar da administração pública todos os que tiveram cargos de chefia no regime soviético, FSB incluído.

Anónimo disse...

"O que a Rússia devia fazer era julgar os responsáveis e colaboradores do estalinismo e afastar da administração pública todos os que tiveram cargos de chefia no regime soviético, FSB incluído."

Por essa logica teriam logo prendido Boris Ieltsin e depois o pais inteiro. Isso e pura revanche politica.

Anónimo disse...

NKVD предшественник MVD
А предшественник КГБ это МГБ

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor anónimo, não tem razão. O NKVD deu origem ao Ministério do Interior e ao KGB.

ВЧК при СНК РСФСР (1917—1922)
ГПУ при НКВД РСФСР (1922—1923)
ОГПУ при СНК CCCР (1923—1934)
НКВД СССР (1934—1946)
НКГБ СССР (1941, 1943—1946)
МГБ СССР (1946—1953)
МВД СССР (1946—1954)
КГБ при СМ СССР (1954—1978)
КГБ СССР (1978—1991)

Wandard disse...

"O que a Rússia devia fazer era julgar os responsáveis e colaboradores do estalinismo e afastar da administração pública todos os que tiveram cargos de chefia no regime soviético, FSB incluído."

Bem,

Vamos começar julgando os Estados Unidos ao fim da segunda guerra e o seu acobertamento, emprego e ajuda na emigração de vários criminosos nazistas, como por exemplo Klaus Barbie, Heinrich Rupp,Reinhard Gehlen...............
Desconsiderando os milhares de pessoas que foram mortas por estes indivíduos.

Jest nas Wielu disse...

Para compreender melhor a alegoria, em Portugal isso equivalia à um Rosa Casaco apresentar o livro sobre a repressão PIDEesca, escrita pela viúva do Álvaro Cunhal…

Pela essência da notícia: é bom que livro foi editado, mas 10.000 exemplares para a Rússia é quase nada, uma única escola em Moscovo pode ter uns 3.000 – 5.000 alunos.

Off top:

O exemplo das estudantes do jornalismo na Rússia, que fizeram várias perguntas difíceis ao V. Putin, contagiou as suas colegas ucranianas a fazer as perguntas incómodas ao presidente Yanukovich, do tipo:

O que fazer com o Presidente que não cumpre as suas promessas?
Quando os funcionários públicos serão responsabilizados por aceitarem os subornos?
Quem matou Georgiy Gongadze?

Página oficial do projecto, onde é possível fazer a pré-compra do calendário:
http://12q.in.ua

As estudantes da faculdade de jornalismo de Kharkiv também criaram o calendário com perguntas sobre corrupção; falta de alternativas políticas e de liberdade da imprensa; violência policial; morte do Georgiy Gongadze.

Ver fotos:
http://avramchuk.livejournal.com/46544.html

MSantos disse...

Caro JM

Não creio que seja justo fazer a comparação que fez dado a PIDE ter sido sempre uma polícia política de carácter marcadamente ideológico. A PIDE nunca poderia ter emergido do 25 de Abril poque a sua própria essência ideológica estava esgotada. PIDE e SIS são duas entidades totalmente distintas e com funções claramente diferentes

Após a queda da URSS, embora lhe tenham mudado o nome, o mesmo serviço subsistiu e prevaleceu, muitas vezes a trabalhar em contrário à ideologia que persistiu durante 70 anos. Será que hoje o FSB é uma força comunista?

Pegando na sua frase inicial acho que a alegação que pretendeu fazer foi ligar Putin com o comunismo, mas qual terá sido o russo com mais de 40 anos que não teve endoutrinação comunista?

E Putin? Será comunista? Ou quererão conotá-lo com o comunismo?
Seria importante que se esclarecece de vez e frontalmente aonde se pretende chegar.

Cumpts
Manuel Santos

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro MSantos, eu não falei do FSB, mas do KGB. Por isso, peço desculpa, mas não entendi o seu raciocínio.

Anónimo disse...

O que a Rússia devia fazer era julgar os responsáveis e colaboradores do COMUNISMO e afastar da administração pública todos os que tiveram cargos de chefia no regime soviético, FSB incluído.

Anónimo disse...

'Vamos começar julgando os Estados Unidos ao fim da segunda guerra e o seu acobertamento, emprego e ajuda na emigração de vários criminosos nazistas, como por exemplo Klaus Barbie, Heinrich Rupp,Reinhard Gehlen"


Impossível. Os EUA nunca foram responsáveis por 30 milhões de mortos em campos de concentração(GULAG). Isso é coisa de nazistas e comunistas...


Além disso, seu regime político sempre foi legal, ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, regido por leis e Constituição promulgada (a mais bela e exemplar de toda humanidade).


Os regimes que estupraram o povo russo até hj foram ILGEAIS E TOTALITÁRIOS.


Portanto, CADEIA E PUNIÇÃO para os que ainda estão vivos, e condenação moral eterna aos assassinos que já se foram(além de reconhecimento póstumo às vítimas e suas famílias).

Comunismo é pior que nazismo.


Essa mancha negra na história da Rússia deve ser limpa, mas jamais esquecida. O holocausto jamais o será. O Gulag, a Cheka e a KGB tb não.

Anónimo disse...

"E Putin? Será comunista? Ou quererão conotá-lo com o comunismo?"


Putin não é comunista . É apenas um brutal dirigente que se utiliza da mentalidade bizantina dos russos para esmagar qualquer oposição ao seu projeto de poder.


é da tradição cultural do povo russo. Nada de espantoso.


Ou alguém aqui imagina um político ou presidente russo com o ponto de vista democrático de um governante dinamarquês?


(risos)....

Wandard disse...

"Além disso, seu regime político sempre foi legal, ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, regido por leis e Constituição promulgada (a mais bela e exemplar de toda humanidade)."

Caro anônimo,

Isto é o que a mídia ocidental e a propaganda americana divulga. Não é porque não tenha ocorrido um genocídio direto em solo americano ou em proporção direta como houve na União Soviética e Alamanha Nazista, que se pode isentar o que os Estados Unidos fizeram em sua história. Digamos que os americanos foram muito mais inteligentes e a sua metodologia de eliminação melçhor disfarçada. Não estou querendo dizer que o número seja igual às mortes dessa natureza, mas que alguns milhões de pessoas pereceram pela política americana na Ásia, África, América Central e do Sul, isto ocorreu através das ditaduras que estes apoiaram, ajudaram a implantar, financiaram etc.... ou através dos assassinatos econômicos promovidos por suas empresas na exploração de recursos de nações pobres. Os Estados Unidos financiaram, apoiaram ou provocaram mais de uma centena de guerras nos últimos sessenta anos. E como já citei não só utilizaram carniceiros nazistas como também os protegeram ou seja quem acoberta criminosos que mataram milhões, também deve ir a julgamento.

MSantos disse...

Caro JM

Basicamente poder-se-á dizer que a organização KGB ainda existe embora com nome diferente. Provavelmente a estrutura é a mesma, o modus operandi também só que agora em vez de seguir as ordens da nomenklatura comunista defende os interesses do governo russo.

O que quis dizer é que geralmente vós os detratores acérrimos do actual governo russo procuram conotá-lo com o lado mais tenebroso da história soviética o que não me parecerá o mais correcto.

Putin poderá ter muitos defeitos e ser o que é, mas daí a ligá-lo aos crimes soviéticos...

Cumpts
Manuel Santos

Anónimo disse...

"Isto é o que a mídia ocidental e a propaganda americana divulga."


Não me venha com essa conversa mole. Essa mentira já não convence mais.


Vcs perderam. foram derrotados em 1989. E lembre-se: A democracia representativa, a Constituição, o capitalismo, a liberdade, a iniciativa privada, o mérito, o caráter e a honestidade SEMPRE VENCEM. Mais cedo ou mais tarde.

A única coisa que podem hj em dia é falar... (ou queimar, gritar, espernear) Isso vcs fazem bem.


Mas fora disso, não são e já não podem mais nada.






(risos)

Wandard disse...

"Vcs perderam. foram derrotados em 1989. E lembre-se: A democracia representativa, a Constituição, o capitalismo, a liberdade, a iniciativa privada, o mérito, o caráter e a honestidade SEMPRE VENCEM. Mais cedo ou mais tarde."

Eu??? Não perdi nada :))))))Aqui no Brasil.

E atualmente quem anda perdendo não é a Rússia.

Enquanto isso a águia careca vai ficando literalmente careca com sua crise financeira fechando bancos, falindo empresas, produzindo cidades abandonadas, ampliando seus acampamentos de trailers, e sem dinheiro sequer para reconstruir cidades devastadas por inundações e furacões, e tentando se livrar do atoleiro do Iraque e Afeganistão, que ao contrário do lucro do assalto que esperavam se transformou em um grande prejuízo e uma enorme dor de cabeça(bem merecida por sinal). Alguns de seus aliados não estão em situação muito diferente, vide a Inglaterra, Espanha, Itália, Grécia..... e a " DesUnião", começa a se tornar um salve-se quem puder, com cada um procurando resolver seus próprios problemas, garantindo para si o gás, petróleo e outras matérias primas de que tanto carecem e não possuem.


Continuarei aqui rindo bastante, conforme sua sugestão.

Jest nas Wielu disse...

2 MSantos

Não duvido que PIDE também poderia ser reagrupado (com certeza sob um outro nome) para servir os interesses do Portugal pós 25 de Abril. E a maioria dos agentes serviriam o novo poder sem nenhum problema de consciência, os tipos dos serviços de segurança em todo o mundo em geral, facilmente trocam de trincheiras.

Para perceber que KGB e FSB é a mesma coisa, basta perguntar qualquer quadro do FSB sobre o que ele acha do Dzherzhinsky, um dos criadores dos campos de concentração de Solovki…

Resposta: o consideram como seu pai-fundador...

Anónimo disse...

A sua PIDE portuguesa e os americanos são uma palhaçada de degenerados que querem comparar o Gulag com a policia portuguesa e os americanos!A Unicidade do Gulag e dos crimes comunistas está nos 100 milhões de cadaveres que os Bandidos comunistas produziram em escala industrial na Sibéria! Nicolau da Romênia.