sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Comportamento de turistas russos espanta primeiro-ministro Putin


Não obstante todos os apelos das autoridades russas para que os turistas deixem de viajar para o Egito ou para que regressem à Rússia, eles não se apressam a dar ouvidos a esses apelos, o que deixa espantados os próprios dirigentes.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, ao falar da ameaça terrorista na Rússia, considerou que o “relaxe” é uma das particularidades do seu povo, apresentando como exemplo os turistas russos que teimam em voar para o Egito.

“O povo russo tem algumas particularidades: nós relaxamo-nos muito rapidamente. Lá [no Ocidente], a sociedade está muito concentrada, é muito sensível a qualquer manifestação de ameaça. No nosso país, infelizmente, não é assim”,  declarou ele num encontro com jornalistas do primeiro canal de televisão russo.

Putin exemplifica: “os ecrãns mostram os acontecimentos no Egito: todos partem dali, mas os nossos turistas continuam nos aeroportos e a viajar para descansar aí. Embora os pilhadores lá já cheguem aos hotéis! Não, continuam a viajar!”.

Segundo dados oficiais, actualmente descansam no Egito mais de 25 mil turistas, mas, se se acrescentar os russos que trabalham e vivem nesse país, o número sobe para os 75 mil.

Anualmente, mais de dois milhões de russos escolhem o país das pirâmides como destino turístico.

Em média, uma viagem turística ao Egito custa aos russos cerca de 350 euros.

“Os tubarões são muito mais terríveis para os nossos turistas do que a crise política no Egito... Os russos vão para os países quentes no Inverno para tomar banho no mar. Isso é o principal para eles”, explica Oleg Moiseev, porta-voz do Ministério do Turismo da Rússia.

Segundo ele, “os turistas russos não se preocupam com coisas dessas. Trata-se de uma caraterística nacional”.

Entrevistados pelos órgãos de informação russos, os turistas ficam espantados com a preocupação revelada pelas autoridades, sublinhando que a situação é calma nas regiões balneares do Egito.

Na véspera, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia voltou a “recomendar insistentemente os cidadãos russos a renunciar a viagens ao Egito e a utilizar as possibilidades de regresso à Pátria”, mas os turistas continuam a sentar-se nos aviões rumo a esse país.

Por isso, as autoridades russas tiveram de proibir as agências de turismo de venderem férias no Egito e ordenaram as companhias de aviação a transportarem passageiros desse país para a Rússia.

Alexandre Tkatchov, governador da região russa de Krasnordar, no Mar Negro, apressou-se a ganhar com a situação no Egito no Twitter: “Vi as notícias do Egito. É melhor escolher as praias de Krasnodar. Recomendo”.

2 comentários:

Pippo disse...

É verdade que, para os turistas no Egito, os tubarões são uma ameaça maior do que os protestantes:

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1726039&seccao=%C1frica

Contudo, também é verdade que os turistas são uma ameaça mortal para os tubarões :o)

http://www.ionline.pt/conteudo/99254-turista-bebado-mata-tubarao-no-egipto

MSantos disse...

O mais maravilhoso da história é que ele pediu ao amigo para lhe segurar na cerveja antes de saltar para a água.

É caso para dizer: se entrar no mar infestado de tubarões, beba! E beba muito!

Cumpts
Manuel Santos