quarta-feira, março 09, 2011

Contributo para a História de Portugal


Texto escrito para a Agência Lusa:

"PCP: Fracasso do comunismo em Portugal deveu-se ao mau exemplo soviético
                       
A derrota do Partido Comunista Português no verão quente de 1975 deveu-se a uma tendência anticomunista universal devido à não aceitação do exemplo do Partido Comunita da União Soviética, considera Anatoli Tchernaiev, antigo funcionário da Seção Internacional do PCUS.
Tchernaiev, que também foi assessor do Presidente soviético Mikhail Gorbatchov, escreve no seu diário “Êxodo Conjunto” a 23 de Agosto de 1975: “As coisas estão más em Portugal. Boris Ponomariov [dirigente da Seção Internacional do PCUS] considera que o caso acabará com a vitória de Soares, que não há forças para voltar a um regime fascista. Não sei! Não sei! Oxalá!”
 “Os comunistas exageraram, embora talvez não sejam eles a causa principal. Mas que evolução tenebrosa decorreu desde a receção de Cunhal à imagem do “regresso de Lénine a Petrogrado” até aos atuais cercos das salas onde ele discursa, destruição e incêndio de sedes do PCP!”, exclama ele.
“Parece tratar-se de uma tendência anticomunista que se entranha em toda a parte, com base no afastamento do PCUS enquanto factor da paz e da não aceitação dele como exemplo”, conclui Tchernaiev.
Quanto à imagem do dirigente comunista português a subir ao blindado (imitando o líder soviético Vladimir Lénine), o historiador Mikhail Massaev considera que os portugueses, em Abril de 1974, não compreenderam essa ato, pois não tinham ainda visto filmes soviéticos.
“Boris Ieltsin subiu para cima de um tanque e passou a ser respeitado. Na URSS, gerações tinham visto em filmes Vladimir Lénine em cima de um blindado (e não era importante o fato de Lénine não ter subido para cima de um blindado). No Portugal fascista não exibiam filmes sobre Lénine e não compreenderam o fato de Álvaro Cunhal, dirigente dos comunistas portugueses, ter subido para cima de um blindado”, escreve ele no artigo: “Símbolo como categoria da Filosofia  da História nos períodos Moderno e Contemporâneo.

Sem comentários: