segunda-feira, março 07, 2011

Queda de avião pode ter sido devida a problemas técnicos ou falha humana




 A queda do avião Antonov 148, que ocorreu no sábado de manhã no sudoeste da Rússia, pode ter sido causada por problemas técnicos ou falhas humanas, informa a agência Interfax citando fontes policiais.
“A catástrofe foi provocada por problemas técnicos, não se pode falar em quaisquer ações conscientes”, sublinhou uma das fontes da agência.
Porém, outra fonte não exclui a possibilidade de o avião ter caído devido a erros humanos. No interior do avião estavam dois pilotos birmaneses que não tinham treinado a pilotagem deste tipo de aparelho, mas poderiam ter sido autorizados a dirigir o avião.
Uma das testemunhas do acidente declarou à Interfax que “o avião começou a arder alguns segundos antes de cair”, acrescentando que “o avião sobrevoou a escola, começou a arder e caiu nas hortas dos habitantes locais”.
Segundo a mesma agência, a queda do avião provocou a morte de cinco membros da tripulação e de dois pilotos birmaneses.
As autoridades ordenaram o início de investigações com base no artigo 351 do Código Penal da Rússia “sobre a violação das normas de voo e da sua preparação”.
O avião Antonov 148 começou a ser explorado por empresas de aviação russas e ucranianas em 2010, mas aparelhos deste tipo já tiveram problemas técnicos, nomeadamente com avarias no piloto automático.
A companhia Rússia, que explora este tipo de aparelhos, considerou, então, que “a fiabilidade de exploração do Antonov 148 não pode garantir um nível suficiente de segurança e de regularidade de voos”.
O aparelho que se despenhou era um dos dois que deviam ser fornecidos às Forças Armadas da Birmânia, tendo sido este o primeiro país a adquirir aviões deste tipo.

Sem comentários: