A Rússia manifesta-se conmtra os fornecimentos de armamentos por parte da NATO à oposição líbia, receando que entre ela estejam membros da Al-Qaeda.
“Recentemente, o ministro dos Negócios Estrangeiros de França anunciou que o seu país está pronto a discutir com os parceiros da coligação o fornecimento de armas à oposição líbia. O secretário-geral da Nato, Rasmussen, declarou que a operação na Líbia visa defender a população, e não o seu armamento”, declarou Serguei Lavrov, chefe da diplomacia russa, após um encontro com o homólogo austríaco.
“Neste ponto estamos de acordo com o secretário-geral da NATO”, frisou.
Segundo Lavrov, Moscovo prestou a atenção às declarações da coligação de que não tencionava definir partido na guerra civil, mas sublinhou que há elementos ambíguos naas declarações de representantes da NATO.
O ministro russo apelou novamente ao cessar de fogo e diálogo.
“Estou convencido de que o cessar de fogo e o início imediato das conversações são a tarefa prioritária. Nós e a Austria somos unânimes no apoio à respetiva iniciativa da União Africana e da Liga dos Estados Árabes”, precisou ele.
Lavrov reconheceu que está na hora de reformas na Líbia, mas frisou que elas devem ser acordadas pelas partes do conflito.
“Claro que será outro regime, que deve ser um regime democrático, mas devem ser os próprios a resolverem o problema, sem ingerência externa, os jogadores externos apenas devem ajudar esse processo de todas as formas”, concluiu.
3 comentários:
Uma análise interessante sobre o desenvolvimento na Líbia.
Libya crisis: Gaddafi forces adopt rebel tactics
http://www.bbc.co.uk/news/world-africa-12911904
Que confusão...
Já agora mais um desenvolvimento que a ser verdade será mais um embaraço para a coligação.
Já estão a circular videos na net, que dizem que são de Benghazi. Está uma multidão, um desgraçado a ser pendurado de cabeça para baixo e a ser decapitado, e toda a gente com telemóveis a filmar a tirar fotos a gritar.
Uma festa.
Com rebeldes a comportarem-se assim, vai ser muito dificil como é que alguém vai proteger civis.
E justificar o apoio dado a estes.
Se ainda os vão armar e treinar...
Estamos a arranjar muita lenha para queimar.
Petição em defesa da Iman al-Obeidi:
https://secure.avaaz.org/en/
free_iman_al_obeidi/?fpla
A história da mulher estuprada pelas forças do Gaddafi (em inglês)
http://www.time.com/time/world/article/
0,8599,2062007,00.html
Enviar um comentário