quinta-feira, maio 26, 2011

Confrontos entre polícia e manifestantes da oposição provocaram dois mortos e dezenas de feridos na Geórgia



Duas pessoas morreram e 37 ficaram feridas durante confrontos entre a polícia e manifestantes da oposição durante a madrugada, informa a agência Novosti-Gruzia, citando uma fonte policial.
Os canais de televisão georgianos mostram imagens em que se vê o automóvel de um dos dirigentes da oposição a sair em alta velocidade do local dos confrontos, atingindo duas pessoas.
Segundo a polícia, o carro é propriedade do filho de Nino Burdjanadzé.
“Morreu o agente da polícia Vladimir Maskhurachvili e um antigo polícia Nodar Tzkhadadzé”, declarou Chota Utiachvili, porta-voz da polícia.
Segundo o Ministério do Interior da Geórgia, no hospital estão internadas 37 pessoas, das quais 8 agentes da polícia.
Durante a madrugada, destacamentos da polícia de choque desalojaram militantes da oposição da Praça da Liberdade, onde hoje de manhã se deverá realizar uma parada militar com a presença do Presidente da Geórgia, Mikhail Saakachvili.
A polícia utilizou jatos de água e gás lacrimogénio para dispersar os manifestantes.
Nino Burdjanadzé,  uma das líderes da oposição, declarou que a polícia de choque agiu de forma “implacável e dura”, empregou “força desproporcional”.
Há cinco dias que a organização da oposição georgiana Aliança Popular se manifestava nas ruas de Tbilissi para exigir a demissão de Mikhail Saakachvili.
Ontem, os manifestantes ocuparam a praça onde hoje deve ter lugar a parada militar para assinalar o dia da independência da Geórgia. A polícia preveniu de que iria atuar se eles não abandonassem o local até à meia noite, o que acabou por acontecer.

12 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Nino Burdzhanadze e o seu filho debatem a melhor maneira de iniciar a guerra civil na Geórgia. Fiquei mesmo sem palavras com essa passagem “Se batalhão de Kodjori irá disparar contra mim, vou repelir o primeiro ataque, depois (o batalhão) terá que lidar com o speznaz do GRU”...
Para mim é suficiente para julgar e condenar ambos pela alta traição:
http://georgiaonline.livejournal.com/115246.html

Pippo disse...

Que giro!
O Ministério do Interior Georgiano espia os elementos da oposição! Num país democrático isso seria escandaloso... ah, mas que parvo que eu sou! Esqueci-me, estamos na Geórgia do mui democrático e "american-trained" (and supported!) Saakashvili!

Igualmente engraçado é ver como essa "escuta", como que "por acaso", surge numa página da internet... e logo agora! Deve ter sido uma fuga atrasada da Wikileaks!

Gilberto disse...

Estás me saindo um belo "putinista", Jest.

Ainda bem que o psicopata genocida do Saakashvili não tem 0,5% do poder de Putin.

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo

Ser membro da “oposição” não dá o direito de trair a Pátria, em Portugal ou noutro país qualquer. A autenticidade dessa conversa já foi confirmada pela própria Nino Burjanadze, ela apenas diz que as frases estão “fora do contexto”.

2 Gilberto Mucio 04:47

Conta lá então sobre um bilhão dos ossetas fuzilados pessoalmente pelo Mikheil Saakashvili :-)

Pippo disse...

@ Jest: "Ser membro da “oposição” não dá o direito de trair a Pátria". Então e ser da oposição dá o direito a que as nossas conversas sejam escutadas pela Gestapo do Saakashvitler???

E pelo que diz, parece que a conversa, ainda por cima, está descontextualizada! Ou seja, não só foi alvo de escutas como ainda por cima foi divulgada ao público com um fim enganador! :o)

Aiai, estes democratas de pacotilha... Estou a ver que esse seu conceito de democracia anda muito por baixo.

Gilberto disse...

"2 Gilberto Mucio 04:47

Conta lá então sobre um bilhão dos ossetas fuzilados pessoalmente pelo Mikheil Saakashvili :-)"

Esse seu argumento é idêntico ao dos stalinistas - "Cadê os 5 bilhões de ucranianos fuzilados pessoalmente por Stalin?"...

Gilberto disse...

Esses "democratas" são uma farsa.

Jorge Almeida disse...

Pippo, num regime democrático ou numa ditadura, podem acontecer coisas dessas ... Em Portugal, no início dos anos 90, o governo chefiado pelo actual Sr. Presidente da República, Prof. Dr. Anibal Cavaco Silva, mandou o SIS espiar sobre os lideres estudantis que estavam a promover manifestações contra a política de ensino superior do governo ... Claro que isso deu um falatório tremendo, mas, quer se esteja em democracia ou em ditadura, quem está no poder tem, sempre, estas "tentações".

Claro que depende da formação pessoal e da personalidade de quem está no poder. Quem for intrinsecamente democrático, não cai nessas. Mas quem tiver tendência para ser ditador ...

Pippo disse...

É verdade! Ainda me lembro de uma AG na qual um "penetra" do SIS foi apontado a dedo! Sim, o caso foi mesmo muito falado e demonstrou certos "tiques" que continuam a afectar muitos "democratas".
Aliás, foi por causas disso e de uma certa carga policial numa ponte algures em Lisboa que o Sr. Silva abandonou a corrida às legislativas e entregou o PSD ao Fernando Nogueira, o cordeiro do sacrifício.

E agora o Silva é PR...

Temos uma bela DEMOcracia.

PS(D) - Acho que mais tarde o Nogueira foi compensado com um tacho algures...

Jest nas Wielu disse...

2 Gilberto Mucio 13:41

Não conheço nenhum estalinista com este tipo de argumentos (a não ser que este estalinista estudou na escola pública do seu país), além disso, você usou o argumento do genocídio, embora em Tshinvali morreram 163 pessoas, tragédia, mas não é genocídio.

Bónus:
O “prEmeiro – ministro” separatista da Ossétia do Sul, Vadim Brovtsev assinou o livro dos condolências pela morte do outro separatista, Bagapsh; no livro Brovtsev escreve “cinceras condAlências”, pela morte do “prIsidente”. O seu posto escreve como “prEmeiro ministro”.
Estamos lidar com um proFFessional, certeza absoluta:
http://news.rambler.ru/10067270/photos/26335398

Jest nas Wielu disse...

Aconselho ler o artigo da Yulia Latynina “Geórgia: Guerra e as reformas”: “Destruindo o estado dos vigaristas e ladrões, aqui constoem em tempo recorde o país europeu”
http://novayagazeta.ru/data/2011/061/15.html

Jest nas Wielu disse...

5 Dias de Agosto:
http://www.5daysofaugust.com