quinta-feira, outubro 27, 2011

Realizador Marco Martins surpreende cinéfilos russos

A obra do realizador de cinema português Marco Martins surpreendeu os espetadores russos, tendo a sua obra sido alvo de fortes discussões nas sessões de exibição dos seus filmes.

Marco Martins foi a sensação do Festival de Cinema dos Países da União Europeia, realizado na cidade russa de Kaliningrado, tendo um dos dias (22 de outubro) sido dedicado aos seus filmes de ficção Alice (2006), Como Desenhar um Círculo Perfeito (2009) e ao documentário Traces of a Diary (2010).
Em Moscovo, a 24 de outubro, o documentário Traces of a Diary foi mostrado no Instituto de Cinema VGIK, tendo sido seguido de uma animada discussão pelos espetadores, na maioria alunos dessa escola russa.
No dia seguinte, mais de uma centena de pessoas encheram a sala do clube Dom para assistir ao filme Como Desenhar um Círculo Perfeito.
“Este filme foi o que provocou maior interesse, pois aborda um tema muito polémico: o incesto. A história do amor entre dois irmãos foi motivo para acesas discussões”, declarou Marco Martins à Lusa.
“Tinha alguma expetativa antes de vir à Rússia, pois trata-se de um país onde ainda não tinham sido apresentados filmes meus. Mas foram entendidos e bem recebidos pelo público”, frisou.
A estadia do realizador em Moscovo terminou com a apresentação do seu filme Alice no Instituto de Relações Internacionais, onde estiveram presentes mais de cem alunos.



Marco Martins nasceu em Lisboa em 1972. Formou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo depois completado a sua formação nos Estados Unidos. Estagiou com realizadores como Wim Wenders, Manoel de Oliveira, César Monteiro e Bertrand Tavernier, Pedro Costa e João Canijo.

Entre 1994 e 1998 escreve e realiza três curtas metragens premiadas em vários festivais: Mergulho no Ano Novo (Prémio de Melhor Curta Metragem Nacional no Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde); Não basta ser cruel e 14 segundos e um Tico – no caminho para a escola (Prémios Melhor Curta Metragem e Melhor Realizador no VII Festival Ibérico ,  Prémio Eixo Atlântico).

Fundador da Produtora Ministério dos Filmes, é hoje o realizador de publicidade português mais premiado, tendo ganho prémios nos mais importantes festivais Nacionais e Internacionais (Cannes, Eurobest, One Show, etc),  entre os quais, melhor realizador de publicidade Ibero-Americano em 2003 e 2004.

Em 2005 Alice,  a sua primeira longa metragem, conquistou a Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes (Prix Regard Jeune), além de diversos prémios em Festivais Internacionais,  tendo sido o primeiro filme português nomeado para o Fassbinder Award (European Discovery of the Year)e candidato aos óscares.

No final de 2009 realiza o seu primeiro documentário intitulado Traces of a Diary realizado no Japão com fotógrafos como Araki, Daido Moryama e Hiromix que ganhou o prémio “Premio Honorífico del Jurado” no Documenta Madrid.

Como Desenhar um Círculo Perfeito foi a sua segunda longa metragem apresentada em estreia no Festival do Rio e premiada no Estoril Film Fest 2009 com o prémio de melhor “Jovem Talento” para Rafael Moraes.

Estreia em Setembro de 2011 no S. Luiz Teatro Municipal de Lisboa o seu documentário “Jorge Salavisa - Keep Going”.

1 comentário:

PortugueseMan disse...

Mais um lançamento do Bulava com sucesso, o que indica que estão no bom caminho e os problemas aparentam estar resolvidos.

Relativamente ao acto terrorista do aeroporto de Moscovo, saiu uma notícia interessante:

Chechens shot in Turkey linked to Moscow bomb inquiry

Russian prosecutors have confirmed two Chechens shot dead in Turkey last month were being linked to the bombing of Moscow's busiest airport in January.

They said they were investigating the deaths of Zaurbek Amriyev and Rustam Altemirov as part of their inquiry into the bombing, which killed 37 people.

Both were reportedly shot with a pistol fitted with a silencer, along with a third Chechen, Berg-Khazh Musayev...


http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-15462752