sexta-feira, novembro 25, 2011

Partido de Vladimir Putin pode perder maioria constitucional – sondagens

O Partido Rússia Unida, dirigido pelo primeiro-ministro Vladimir Putin, poderá perder a maioria constitucional na câmara baixa do Parlamento Russo, mas manter a maioria relativa, apontam sondagens hoje publicadas por centros de estudo de opinião pública.

Segundo o estudo do Levada Center, o Partido Rússia deverá conquistar, nas eleições parlamentares de 4 de dezembro, 53 por cento dos votos, o que lhe dará 252 assentos na Duma Estatal, câmara baixa do Parlamento da Rússia.

Em comparação com o escrutínio de 2007, o partido de Putin poderá perder cerca de 60 deputados.

Nas eleições de 2007, o Rússia Unida conquistou 64,3 por cento dos votos e 315 dos 450 deputados eleitos, o que lhe permitia fazer alterações constitucionais. Por exemplo, o mandato do Presidente da Rússia passou de 4 para 6 anos e o da Duma Estatal de 4 para 5.

O segundo lugar pertencerá ao Partido Comunista da Federação da Rússia, que conseguirá 20 por cento dos vostos, sendo seguido do Partido Liberal Democrático (nacionalista) com 12 por cento e do Partido Rússia Justa (centro-esquerda) com 9 por cento.

As restantes três forças políticas que participam no escrutínio: Partido Iabloko (liberal), Causa Justa (centro-direita) e Patriotas da Rússia (centro-esquerda) não deverão conseguir mais do que um por cento dos votos.

Só terão representação parlamentar, as forças políticas que superarem a barreira dos 7 por cento.

Outra sondagem, desta vez do Instituto de Estudo da Opinião Pública (VTSIOM), aponta que o Rússia Unida poderá conquistar 53,7 por cento dos votos e 262 dos 450 mandatos.

O Partido Comunista conseguirá 16,7 por cento, o Partido Liberal Democrático – 11,6 por cento, o Rússia Justa 10 por cento.

Quanto aos restantes três partidos, o Iabloko poderá conquistar 2.9 por cento, o Causa Justa – 1,7 por cento e o Patriotas da Rússia – 1,6.

Se estas previsões se concretizarem, o Partido Rússia Unida verá a sua presença na Duma reduzida de 315 para 262 mandatos; o Partido Comunista aumentará de 57 para 82; o Partido Liberal Democrático crescerá também de 40 para 57 e a Rússia Justa subirá de 38 para 49 mandatos.

O mesmo estudo aponta uma afluência às urnas da ordem dos 58 por cento dos inscritos.

Hoje é o última dia em que é permitido publicar sondagens antes do acto eleitoral de 04 de dezembro.

11 comentários:

Anónimo disse...

aponta que o Rússia Unida poderá conquistar 53,7 por cento dos votos e 262 dos 450 mandatos.


ue essa eu nao saquei. como ele pode ter apenas 53,7? sendo que o numero de assento sera de 262? para chega ao 50% deveria ser pelo menos ter pelo menos 500 cadeiras nao? ou seja a oposição tera apenas 188 cadeiras contra as 262 do putin. isso se nao tiver errado eu ainda acho que uns 280 do r.u serao conquistadas

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Anónimo, não fui eu que realizei as sondagens, mas publiquei duas para ver que há alguma diferença entre os resultados. O principal é que o Partido de Putin pode levar um cartão amarelo, não obstante a campanha eleitoral ser muito tendenciosa, a favor do Kremlin.

Jest nas Wielu disse...

Kadyrov e arredores vão dar ajudinha com 101-105% à favor do partidão...

HAVOC disse...

Se Vladimir Putin assumir a presidencia e não tiver a maioria no parlamento, é só dissolve-lo!

Quem manda no país é o presidente, e ninguem mais!

Europeísta disse...

Não vai ter aquelas votações de sempre com 80% ou 90% dos votos?

Wandard disse...

Bem, se for pela matemática é 58, 2%. Vamos ver o resultado final, também acho que vai ser mais. Estas pesquisas di Institutio levada nunca batem com a realidade.

Ricardo disse...

Pessoal sempre reclama que o Putin não respeita a democracia, que é autoritario e bla... bla.. bla..., queria só ver se o pertido comunista ou o nacionalista (que são os que tem mais votos depois do partido da Rússia Unida) ganhasse e impusesse a suas linhas duras de governo, seria muito pior para Europa Ocidental.

Europeísta disse...

O partido Liberal-democratico é nacionalista? Nada a ver esse nome!

Pippo disse...

Para os interessados,

1ª parte da entrevista a Jean-Pierre Arrignon sobre a União Aduaneira Russia / Bielorrússia / Cazaquistão

http://www.realpolitik.tv/2011/03/lunion-douaniere-russie-belarus-kazakhstan-12/

A 2ª parte aqui:

http://www.realpolitik.tv/2011/04/lunion-douaniere-russie-belarus-kazakhstan-22/

Jest nas Wielu disse...

E não só o LDPR; o partido Rodina (Pátira) do nosso amigo Rogozin na UE seria considerado extrema-direita à roçar neo-nazismo...

Anónimo disse...

O Partido Liberal Democrata (LDPR) é conhecido por não ser liberal nem democrata