domingo, janeiro 22, 2012

Delegação da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa defende escrutínios com “árbitro imparcial” na Rússia

A delegação da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, que se encontra na Rússia para analisar a forma como decorrem as eleições no país, defendeu a reforma das comissão eleitorais de forma a realizar escrutínios sob o controlo de “árbitro  imparcial”.

“A garantia da confiança da sociedade para com o sistema eleitoral exige uma reforma substancial dos órgãos que respondem pela realização das eleições”, lê-se num comunicado distribuído pela delegação.

“Reconhecendo que os órgãos eleitorais conseguiram resolver uma série de problemas técnicos complexos, ligados à organização de eleições num país enorme, a delegação assinala a necessidade premente de que as votações na Rússia sejam feitas sob o controlo de um árbitro imparcial”, sublinha-se no documento.

A delegação parlamentar lançou um apelo aos políticos russos para que garantam eleições limpas.

“A delegação assinalou que os eleitores russos, independentemente dos seus ideais políticos, demonstram de forma cada vez mais evidente o desejo de eleições limpas. A delegação apelou aos políticos a reagir, em primeiro lugar, a essa exigência. As recentes manifestações de massa em toda a Rússia devem ser um sinal claro nesse sentido”, consideram os deputados europeus.

A delegação da APCE saudou o aparecimento da possibilidade de diálogo entre as autoridades e a sociedade civil.

“Um importante desafio para todos os políticos russos é a necessidade da realização de uma discussão verdadeiramente democrática, real sobre o futuro do país, onde se devem refletir diferentes pontos de vida”, frisam os deputados.

Tiny Cox, dirigente da delegação, disse aos jornalista que não tencionam ingerir-se no trabalho dos tribunais russos, mas sublinhou que todas as fraudes devem ser investigadas.

“Ninguém nega que, durante as eleições, realmente tiveram lugar fraudes”, concluiu.

Os membros da delegação parlamentar encontraram-se com representantes das autoridades russas, bem como com dirigentes da oposição.

As eleições presidenciais estão marcadas para 04 de março.

Sem comentários: