sábado, fevereiro 25, 2012

Notícias fatais para o Sporting

Não gosto muito de comentar as notícias a quente, por isso deixem passar algum tempo depois da notícia vinculada por um jornal português sobre o interesse do multimilionário russo Mikhail Prokhorov pelo Sporting Clube de Portugal.
Gostaria de começar por considerar que deve haver alguma força maligna que tenta estragar qualquer negócio entre esse clube e investidores russos. Ainda está bem viva a recordação da guerra ocorrida durante a campanha eleitoral no Sporting sobre o "factor russo".
Agora a notícia sobre o interesse russo pelo Sporting surge no pior dos momentos para o alegado investidor, o multimilionário Mikhail Prokhorov.
Como é do conhecimento geral, Prokhorov é um dos candidatos ao cargo de Presidente da Rússia nas eleições de 4 de Março. Se ele reconhecesse que estava interessado em investir no Sporting, isso não seria um "tiro político" no pé, mas na nuca.
Explico. Na Rússia, tal como noutros países, o povo não gosta muito de pessoas ricas, e muito menos de multimilionários, cujas fortunas foram criadas de formas pouco transparentes. Ainda não passou o tempo necessário para que os oligarcas russos sejam vistos como respeitáveis homens de negócios. 
Além disso, é do conhecimento geral a popularidade de oligarcas russos no seu país que, antes de Prokhorov, já compraram equipas de futebol estrangeiros. Claro que o exemplo do Chelsea e Abramovitch é o clássico, o mais flagrante, mas não é o único.
Por isso, seria um autêntico suicídio político candidatar-se a Presidente da Rússia nestas condições. A não ser que Prokhorov não tenha mais lugar onde gastar os seus milhões.
O caso da equipa de futebol do Anzhi parece não provocar tanta "alergia" nos russos pois grandes quantidades de dinheiro estão a ser esbanjadas, mas num clube local. Isto não obstante a equipa pertencer a um multimilionário que não ganhou o dinheiro mais honestamente do que Prokhorov e realizar os jogos caseiros numa das mais pobres e instáveis repúblicas da Federação da Rússia: o Daguestão.
A situação no Daguestão é de tal forma explosiva que os jogadores vivem e treinam em Moscovo e apenas vão jogar a Makhatchkala, capital do Daguestão.
Gostaria, por isso, de deixar aqui uma pergunta: a que se pode dever a publicação de semelhantes notícias?
Até podem haver contactos indirectos entre o Sporting e Prokhorov, mas, se assim for, permitir uma fuga de informação daquele tipo é condenar o negócio ao fracasso. Espero não ter razão...

3 comentários:

Leão farto dos barões disse...

Bom dia Zé Milhazes. O teu post, só me indica 2 coisas:

1º Existem, de certeza, contactos para que o Sporting tenha uma solução diferente da que esta implementada na gestão do clube há vários anos.....

2º E o mais triste para mim...existe gente dentro do Sporting que só tem como motivo a destruição do clube.....(as mais diversas situações que se passam dentro do clube são postas na praça pública....esta foi mais uma!

Isto dava "pano para mangas" e se me permites expressar a minha opinião no teu site, O Sporting só sai desta triste situação quando existir uma direcção que LIMPE o Sporting de todos os grupos de pressão onde os barões e baronetes se pavoneiam e se servem do SPORTING para terem vistas na sociedade.....

Com a venda do clube, de certeza que seriam expulsos...logo passariam a ser simples e meros adeptos. Deixariam de ter acesso ao centro de decisão. Todos sabemos que estes "notáveis" só têm ajudado a destruir o grande clube que é o Sporting.....

Qual o interesse de um milionário Russo no Sporting? Penso que, entre outros, na possibilidade de desenvolvimento da formação do clube, aproveitando a excelente Academia de Alcochete. Viveiro de excelentes jogadores, mas que nos últimos anos tão maltratada tem sido. A oportunidade de trazer excelentes miúdos russos, que se juntariam aos portugueses, para que do Viveiro verde e branco, saíssem mais excelentes jogadores. O passado recente assim nos diz. dali sairão dois Botas de Ouro, Figo e Cristiano Ronaldo. Não há mais Escola no mundo com 2 botas de ouro.
A Academia esta-se a perder...

Felizmente que existem pessoas com mais visão do que os barões e baronetes que têm "dirigido/destruído" o Sporting nestes últimos anos...(segundo noticia, quem propôs negócio foram dois ingleses - pátria do verdadeiro futebol espectáculo/industria/ negócio sério, e com regras limpas...

Espero sinceramente que após as eleições haja mais desenvolvimento nesta matéria....e para bem do Sporting....

Abraço.

112 Verde disse...

Mas alguma vez Prokhorov geanha as eleições? Alguém acredita naquela candidatura? Alguma vez os eleitores na Rússia deixariam de votar nele porque gente da direcção do Sporting lhe fez uma proposta de investimento?
Francamente, sr. Milhazes!
E em relação às ligações com a Rússia e esse clube, elas são muitas e bem acima de Prokhorov, mas concumitantes com ele. É o tal problema do joelho partido, do Godinho nos comboios da linha, do Miguel Veloso armado em Bom Samaritano, tudo por causa da Academia de Alcochete no pacote Socrático do Freeport.
Enfim, um rol de asneiras criminosas produzidas por idiotas manipulados pelo boss dos bosses (Putin, who else?) e seus muchachos queridos (à cabeça está Medvedev, claro! (que és mesmo lindo, que pena seres um sacana!)que vão dar muito mau resultado, porque sangue inocente clama vingança.
E Amén, porque hoje é Sábado!

Jest nas Wielu disse...

Sem pretender ofender sportunguistas, mas o vosso campeonato é muito pequeno, qualquer milionário/bilionário do Leste irá preferir comprar uma equipa espanhola, italiana, inglesa, mesmo da 2ª liga, se for o caso. Mas talvez algum ricaço angolano poderá comprar pela nostalgia...