terça-feira, maio 22, 2012

Editora de Lisboa apresenta novos livros sobre a Rússia

Artigo publicado na página da rádio Voz da Rússia:

"A 18 de Maio, em Lisboa, na Editora Alethêia foram apresentados dois livros absolutamente diferentes e ao mesmo tempo muito parecidos.

Portugal. Aqui está presente o espírito russo, de José Milhazes e Siiri Milhazes, e Mundo Russo - coletânea escrita por um grande coletivo de autores. Estes dois livros são um passo notável para a aproximação de Portugal e da Rússia.
A Rússia e Portugal são dois países com uma rica história multissecular. Cada pessoa que gosta do seu país pode falar durante horas seguidas sobre seus poetas, líderes políticos, cabos de guerra, desbravadores. Contudo, se perguntarem a um português algo sobre a história da Rússia ou a um russo sobre Portugal, torna-se evidente que conhecem muito pouco uns sobre os outros.
Felizmente, agora as pessoas que refletem e leem têm uma possibilidade de emendar a situação.
Em que consiste o caráter único destes livros? O primeiro foi escrito por José Milhazes, conhecido jornalista e historiador português que vive em Moscou há 34 anos e conhece sobre a Rússia e Portugal muitas coisas desconhecidas para as pessoas comuns. Com a sua esposa e co-autora, Siiri Milhazes, escreveram um livro sobre os russos que em diferentes séculos e épocas visitaram Portugal. Serguei Dovlatov, Ivan Aivazovskiy, almirantes Faddey Bellinsgauzem e Mikhail Lazarev, o xadrezista Alexander Aliokhin, o poeta Iossif Brodskiy estiveram em Portugal e escreveram sobre o país em suas obras e comentários. Este é também o primeiro livro escrito por um português em russo e editado em Portugal, sendo uma ótima fonte de informação tanto para turistas, como para todos que tenham interesse em conhecer este grande país europeu.
A obra Mundo Russo, coletânea de materiais sobre a cultura, a história e literatura russas, encontra-se num outro polo de interesses. Esta obra foi lançada em português, quase todos os artigos são escritos por professores de universidades portuguesas ou por tradutores de russo, sendo destinada a estudantes, investigadores científicos e todas as pessoas interessadas na Rússia.
O livro tem vários capítulos: história, cultura, metodologia de ensino. Os autores conseguiram criar uma obra única no gênero. Este é mais um trabalho que visa trazer a cultura russa e a informação sobre a Rússia para Portugal.
Esta última obra, editada sem fins lucrativos, é destinada fundamentalmente a ser divulgada em universidades e escolas superiores de Portugal. Os exemplares estão sendo distribuídos entre todas as universidades onde trabalham professores de língua russa ou funcionam centros de línguas eslavas.
A Agência Rossotrudnitchestvo prestou apoio moral e financeiro completo à edição da coletânea Mundo Russo.
 “Para nós é importante qualquer projeto ligado à popularização da língua russa", - diz Vladimir Chatalin, representante da Rossotrudnitchestvo em Portugal. – "Isto é sobretudo importante em Portugal: entre os nossos países não estão estabelecidos muito bons contatos na área da cultura e da língua e não apenas na etapa contemporânea, mas desde os tempos remotos. Os portugueses conhecem muito pouco sobre a Rússia, inclusive sobre a Rússia de hoje. Para nós é muito importante que os portugueses conheçam muito mais sobre a língua russa, não menos antiga e rica do que a língua portuguesa. O livro tem por objetivo não apenas popularizar a língua, mas também apoiar os professores universitários que hoje são obrigados de ensinar gratuitamente o russo: devido à crise, a direção das universidades portugueses deixou de conceder meios para o ensino. 
A coletânea Mundo Russo é um incentivo moral para estas pessoas magníficas que ensinam voluntariamente o russo, cada um por suas razões, e gostaria de agradecer-lhes por isso”.
Esperamos que os livros apresentados sejam apenas o primeiro passo na via do desenvolvimento das relações entre Portugal e a Rússia. “Temos materiais para outras obras e queremos continuar os nossos trabalhos neste sentido, porque o interesse na edição é muito grande”, - diz a redatora da coletânea, professora da Universidade de Lisboa, Elena Bulakh. José Milhazes também reconhece ter recolhido materiais para vários volumes e, por isso, podemos esperar novos livros e interessantes descobertas".
Texto de Alexei Samoilovitch

2 comentários:

Cristina Mestre disse...

Resta acrescentar que o artigo é da autoria do jornalista Alexei Samoilovich

A Página Vermelha disse...

Para quem não sabe, esses "heróis da rebelião carcerária" eram membros da OUN-UPA, os mais célebres colaboradores de Hitler na Ucrânia, responsáveis por integrar batalhões na Waffen SS como o Galizie e o Rossignol.