segunda-feira, setembro 10, 2012

Estudantes guineenses pedem a autoridades russas que suspendam cooperação com Bissau no campo do ensino

Os 22 finalistas da Guiné Bissau, que ocupam o edifício da embaixada desse país na capital russa desde 27 de agosto, anunciaram ter pedido às autoridades russas que suspendam a cooperação com o seu país no campo da educação até que recebam bilhete de avião para regressar a casa.
“Entramos em contacto com vários órgãos de informação russos para, através deles, pedir ao governo de Moscovo que suspenda a cooperação no campo do ensino com o nosso país até que sejamos retirados daqui”, declarou à Lusa Carfa Mané, porta-voz dos estudantes guineenses.
Segundo ele, “a Rússia tem de exigir do governo de Bissau garantias de que os estudantes que terminem os seus cursos neste país tenham bilhetes para regressar ao país”.
“Estamos aqui abandonados, vivemos ilegalmente, a monte, e as nossas autoridades não cumprem o que prometem”, frisou.
“As autoridades russas têm de pôr fim a esta tragédia humanitária, não permitir a sua repetição”, acrescentou.
Na sexta-feira passada, os estudantes, que terminaram os seus cursos em universidades da Rússia, encontraram-se com o embaixador da Guiné-Bissau na capital russa e este teria informado que os tão esperados bilhetes chegariam no sábado ou domingo.
“Fomos outra vez enganados. Hoje, fomos falar com o embaixador e ele disse-nos que ainda não havia qualquer notícia informação de Bissau. Uma vergonha”, frisou Carfa Mané, indignado.
Como o espaço na embaixada guineense é exígua em espaço, os estudantes ocupam-na por turnos.
“Neste momento, estamos aqui oito, os outros foram dormir, tomar banho ou comer em residências estudantis onde vivem guineenses”, explicou ele.

Sem comentários: