sexta-feira, novembro 09, 2012

Presidente Vladimir Putin substitui chefe do Estado Maior General das Forças Armadas



                         Serguei Choigu, novo ministro russo da  Defesa

O Presidente russo, Vladimir Putin, nomeou hoje o general Valeri Guerassimov chefe do Estado Maior General das Forças Armadas da Rússia em substituição do general Nikolai Makarov, que passou à reforma.
“Apresento para o cargo de chefe do Estado Maior General Valeri Guerassimov, militar da cabeça aos pés, que tem uma grande experiência de vida nas forças armadas, homem respeitado no meio castrense, com uma experiência colossal também no Estado Maior, bem como no terreno. E claro que tem experiência de combate”, declarou Serguei Choigu, ministro da Defesa da Rússia, ao apresentar a candidatura do general a Putin.
“Penso que o ministro escolheu a candidatura e espero que vocês irão trabalhar com toda a força e eficácia”, respondeu o Presidente.
Guerassimov, que até agora era comandante da Região Militar do Centro, assume também o cargo de vice-ministro da Defesa.
O Presidente russo nomeou também outros vice-ministros de Defesa: Arkadi Bazhin, até agora comandante da Região Militar Ocidental, e Oleg Ostapin, que deixa o cargo de comandante das Forças de Defesa Aeroespacial.
As nomeações ocorrem três dias depois da destituição do ministro da Defesa, Anatoli Serdiukov, por um escândalo de corrupção. Mais precisamente, a empresa Oboroservice, dirigida por uma mulher muito, mas mesmo muito próxima do ministro, desviou muitos milhões de euros através de esquemas fraudulentos.
Quando os investigadores entraram na casa da suspeita para fazer buscas de madrugada, depararam com a presença de Anatoli Serdiukov. Este está a ser investigado e se for detido será o primeiro caso de detenção de um ministro por corrupção. Tendo em conta as relações próximas de Serdiukov com Putin e Medvedev, é difícil acreditar que tal aconteça, mas...
O general Guerassimov, formado como oficial de blindados, frequentou três academias militares superiores e, entre 1998 e 2003, comandou tropas russas na região instável do Cáucaso Norte, etapa que coincidiu, etapa que coincidiu com a segunda guerra da Tchechénia (1999-2009).

Sem comentários: