quinta-feira, janeiro 24, 2013

Imperador do Brasil recebe "senador russo"




Tal como tinha prometido aos meus leitores brasileiros, aqui fica um dos protótipos de Ostap Bender, de que falei no post anterior.

“Em 1844, o barão Nikolai Mikhailovitch Mengden passou a ser funcionário do Senado. Devido à sua fraca saúde, ele foi autorizado a descansar 28 dias no estrangeiro e, por recomendação dos médicos, fez uma viagem marítima entre Petersburgo e Hamburgo. Aqui, ele gostou tanto de um enorme e belíssimo navio comercial de três mastros que se dirigia para o Rio de Janeiro. Sem pensar muito, Nikolai Mikhailovitch decidiu também viajar para o Brasil. Navegaram durante três meses, pois, para desgraça deles, fazia calmaria quando atravessaram o Equador.
O nosso embaixador ficou muito contente com a chegada do conterrâneo russo. Nikolai Mikhailovitch pediu-lhe para conseguir uma audiência com o Imperador D. Pedro. O embaixador dirigiu-se ao Ministério dos Assuntos Externos e transmitiu o desejo do barão. Seguiu-se a pergunta: “Qual o cargo que o russo ocupa em Petersburgo?”.
O meu tio respondeu que ele “presta serviço no Senado”. Na realidade, Nikolai Mikhailovitch era ajudante de secretário no Senado. O ministro brasileiro compreendeu que ela era senador e D. Pedro marcou uma audiência.
Quando Nikolai Mikhailovitch partiu de Petersburgo, ele própria não sabia porque é que decidiu levar a farda e não imaginava que ela lhe iria ser muito útil. Porém, era preciso comprar um chapéu e uma espada. Comprou tudo no Rio de Janeiro. O chapéu de três bicos com plumas brancas era muito bonito.
No dia marcado, D. Pedro, rodeado da sua corte, na sala do trono, recebeu o senador russo. Este último, de farda de senador, espada e chapéu de três bicos com plumas brancas, apresentou-se com a melhor das disposições ao Imperador. Don Pedro perguntou-lhe: “O que vos trouxe ao Brasil?” Nikolai Mikhailovitch respondeu que “interesso-me muito por este país fantástico”. Então, D. Pedro perguntou-lhe: “Tenciona visitar o interior do país e, se assim for, dirija-se ao ministro do Interior que ele prestará todo o apoio, pois os caminhos no país ainda não estão em ordem”.
O ministro fez uma profunda vénia a Nikolai Mikhailovitch. O meu tio passou o tempo no Rio de Janeiro entre grande alegria. Quando regressou a Petersburgo, há muito tinha sido afastado do seu cargo…”

“Das memórias da baronesa Sofia Mengden”. Revista “Russkaia Starina, 1908, Abril, pp. 97-116.

Sem comentários: