segunda-feira, janeiro 28, 2013

Presidente Putin substitui dirigente do Daguestão, república instável do Cáucaso russo




O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou hoje um decreto que demite Magomedsalam Magomedov do cargo de dirigente do Daguestão, república instável do Norte do Cáucaso russo.
Magomedov será temporariamente substituído por Ramazan Abdulatipov.
No final da semana passada começaram a imprensa russa começou a escrever sobre a provável demissão de Magomedov, mas ele desmentiu-a, sublinhando que “estou convencido que, além de mim, ninguém conseguirá estabelecer mais ou menos a situação nesta etapa. Assim é a vida”.
O ex-dirigente do Daguestão já foi nomeado vice-presidente da Administração Presidencial da Rússia.
O Daguestão é uma das regiões mais instáveis do Cáucaso russo, com graves problemas sociais e políticos. Além da forte taxa de desemprego e corrupção existentes nessa república da Federação da Rússia, ela é palco de confrontos entre tropas federais e separatistas islâmicos e entre clãs locais.
Como se trata de uma república onde vivem mais de 20 povos diferentes, Moscovo teve sempre dificuldade em encontrar dirigentes com prestígio necessário para manter a paz social e política.
Por isso, Putin foi buscar um político experiente e de prestígio. Ramazam Abdulatipov, de 67 anos, ocupou vários cargos no Parlamento e no Governo da Rússia nos anos de 1990, nomeadamente o de ministro para a Política entre Nacionalidades.
Atualmente, é deputado do Partido Rússia Unida, dirigido por Vladimir Putin, na Duma Estatal (Câmara Baixa) do Parlamento russo.
Em declarações à agência ITAR-TASS, Abdulatipov prometeu «lutar contra o desemprego e a corrupção, fazer todos os esforços para garantir a segurança na região”.
“O meu credo é honestidade e mãos limpas”, acrescentou.

1 comentário:

Pippo disse...

Boa sorte e bons guarda-costas, que bem irá precisar de ambos.