segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Igreja Ortodoxa Russa espera que sucessor de Bento XVI continue luta contra o relativismo





A Igreja Ortodoxa Russa considera positivo o papado de Bento XVI e espera que o seu sucessor continue a sua política de luta contra o relativismo e de aproximação à ortodoxia.
O metropolita Ilarion, dirigente da Secção Internacional da Igreja Ortodoxa Russa (IOR), declarou hoje esperar que o sucessor de Bento XVI continue a luta contra a “ditadura do relativismo”, pela conservação dos valores cristãos tradicionais e pelo desenvolvimento das relações entre católicos e ortodoxos.
“Ainda antes de chegar ao Trono de Roma, o cardeal Razinger declarou guerra à “ditadura do relativismo”, própria da atual sociedade ocidental. Isso tornou-o logo impopular aos olhos dos jornalistas e políticos laicos. O Papa Bento XVI não é uma estrela dos média, mas um homem da Igreja”, acrescentou o chefe da diplomacia ortodoxa russa.
“Esperemos que o seu sucessor continue no mesmo caminho e que as relações entre ortodoxos e católicos avancem para o bem comum de todo o mundo cristão”, frisa o metropolita num comunicado publicado no sítio oficial da IOR.
“Nos últimos anos, a Igreja Católica enfrenta desafios muito sérios, que exigem novos impulsos que devem partir da Santa Sé. Talvez isso tenha levado o Papa a ceder o seu lugar a um hierarca mais jovem e dinâmico. A decisão de abandonar o seu cargo na situação atual pode ser considerada um ato de coragem pessoal e humildade”, acrescentou.
Segundo Ilarion, “o Papa é um grande teólogo, conhece bem a tradição da Igreja Ortodoxa, possuindo ao mesmo tempo sensibilidade que lhe permite organizar as relações com as Igrejas Ortodoxas ao nível devido”.

Sem comentários: