quinta-feira, fevereiro 14, 2013

O privilégio de ouvir Mariza ao vivo






Caros leitores, assisti ontem à noite a um concerto de Mariza, que foi convidada a vir a Moscovo apoiar os exportadores portugueses. Irei tentar transmitir as minhas emoções, embora elas sejam muito pobres em relação ao som das guitarras e à voz desta grande cantora portuguesa.
Estive sentado num mesa com amigos russos, alguns dos quais ouviram fado pela primeira vez. Bem, estavam encantados com o som da guitarra portuguesa e a voz de Mariza. Indescritível.
Para mim, o momento mais alto do concerto chegou quando ela interpretou o fado "Oh, gente da minha terra!". Mentem os que dizem que os homens não choram...
Mariza a Moscovo veio apoiar os exportadores portugueses de produtos alimentares e bebidas e cumpriu muito bem o seu papel de embaixadora. Pena seja que estes eventos sejam uma grande raridade por estes lados.
Uma jovem cantora russa, Victória Fedossiuk, quis falar com Mariza, pois ela  aprende a cantar fado. Ouvi uma vez a voz de Mariza há 15 anos e apaixonou-se pela nossa música.
Não obstante o concerto e os "chatos" dos jornalistas, a fadista encontrou tempo para falar com a jovem. 
Não posso deixar de agradecer ao Carlos, à Sónia e a outros empresários ligados à Portunion, que patrocinaram o concerto e um jantar com produtos e vinhos portugueses.
Antes do concerto, o Carlos perguntou-me se não seria boa ideia terminar o jantar com os hinos de Portugal e da Rússia, e eu respondi que achava isso muito formal. Enganei-me. Ele não desistiu da ideia e acabámos a cantar os hinos português e russo.
Uma noite inesquecível.    

Sem comentários: