segunda-feira, março 11, 2013

A moda dos mausoléus chegou à América Latina





A morte de Hugo Chavez veio trazer muitas incertezas quanto ao futuro político da Venezuela, mas não é disso que quero falar hoje.
Gostaria de abordar a decisão do embalsamamento do cadáver do Presidente venezuelano falecido.  Finalmente, a moda chegou à América Latina. Muitos estavam à espera de que isso pudesse acontecer só com a morte de Fidel Castro, mas os dirigentes venezuelanos decidiram ultrapassar os seus colegas cubanos.
Os cientistas russos já vieram afirmar que estão prontos para mais uma operação de embalsamamento e, verdade seja dita, prática não lhes falta. O mais difícil foi encontrar a fórmula mágica para conservar Vladimir Lenine, o dirigente do golpe de Estado comunista de Novembro de 1917 na Rússia. Falecido em 1924, a sua múmia já pouco parece ter de humano, mas ele lá está numa urna de vidro, fazendo lembrar a Bela Adormecida à espera do seu príncipe.
Verdade seja dita, uma vez por ano, o que resta de Lenine é emerso em banho-maria durante um mês para que se torne apresentável ainda durante muitos anos.
Depois de Lenine, os cientistas soviéticos começaram a embalsamar dirigentes dos países satélites da URSS: Mongólia, Bulgária, Checoslováquia, Vietname, Angola e Coreia do Norte. À exceção do Vietname e da Coreia do Norte, os cadáveres embalsamados acabaram por ser retirados das urnas de cristal e sepultados dignamente devido às mudanças políticas que se foram operando no mundo.
Mas, atualmente, os russos têm fortes concorrentes nesta área: os cientistas chineses, que também já possuem alguma prática e têm sempre um trunfo importante: preços baixos. Tendo em conta que a Venezuela tem boas relações tanto com a China, como com a Rússia, o fator preço poderá ter peso, embora o petróleo venezuelano dê para embalsamar ainda dezenas ou centenas de dirigentes. O principal é que o povo goste.
Os filipinos também querer ganhar dinheiro com isto, mas não deverão conseguir participar numa luta de gigantes, afinal, os filipinos só conseguiram embalsamar o ditador Ferdinando Marcos.


1 comentário:

Anónimo disse...

-Sobre O homem e a sua luta e obra nada se diz. É coisa perigosa, subversiva, proibida.etc,etc...
- Então porque não falar sobre o que os seus companheiros desejam fazer dos seus restos mortais.

- Como qualquer gato-pingado prestador de serviços ao cangalheiro Mor.../... resolve postar umas coisas assim pró fracote sobre a morte do líder revolucionário latino americano Hugo Chavez Frias.

NB:
Como diz O Poeta : Há Homens que da lei da morte se vão libertando. Há outros que nem na vida se conseguem libertar - São escravos sem grilhetas porque as carregam nas meninges.

aferreira