terça-feira, março 05, 2013

Centro de Cultura e Língua Portuguesas em Moscovo organiza nova prova de vinhos em Abril


  O Centro de Cultura e Língua Portuguesas na Rússia vai organizar uma nova prova de vinhos em Moscovo depois do sucesso de um evento deste tipo no domingo.
“Tivemos de limitar o acesso ao bar porque a sala não podia conter todos os interessados. Mas prometo que, na próxima vez, iremos organizar outro evento num local mais espaçoso, pois o interesse pelos vinhos portugueses é grande”, disse à Lusa Stanislav Mikos, o português que organizou e dirige o centro.
“Tencionamos organizar iniciativas semelhantes e, a próxima, deverá realizar-se em abril, no aniversário do nosso Centro”, revelou Stanislav Mikos, tendo a Portounion já revelado interesse em apoiar uma prova não só de vinhos, mas de outros produtos portugueses.
Neste momento, o Centro de Cultura e Língua Portuguesas acolhe mais de 140 estudantes da língua de Camões no horário pós-laboral e no fim de semana.
“Se mais capacidades tivessem, mais estudantes teríamos também, pois a procura é grande. O interesse pela língua e cultura portuguesas é significativo e não para de aumentar”, acrescentou Stanislav Mikos.
Parte dos alunos estuda português apenas porque gosta de Portugal e quer saber mais sobre a língua e a história do nosso país, mas também há aqueles que já têm casas em Portugal ou pretendem dedicar-se a negócios entre os dois países.
A prova de vinhos portugueses teve o apoio da empresa russa Rossagroimport, um dos maiores importadores de vinhos portugueses na Rússia, e da Portunion, grupo de empresas portuguesas que, além do vinho, exportam para o mercado russo azeite, carne, bolachas, massas.
Os cerca de cem convidados foram recebidos por aperitivos como o Moscatel de Setúbal e o vinho do Porto branco, tendo depois provado vinho verde, maduros tintos e brancos, e terminado com o Porto tinto.
Antes da prova de cada vinho, Stanislav Mikos ou outros portugueses presentes falavam da respetiva região vinhateira, castas e características da bebida, o que permitia aos muitos presentes não só saborear os vinhos, mas praticar o seu português, tanto mais que a pequena comunidade portuguesa em Moscovo esteve em peso no evento.

Sem comentários: