quinta-feira, março 21, 2013

Empresas turísticas portuguesas esperam aumento significativo de turistas russos em 2013


As empresas turísticas portuguesas presentes na Feira Internacional de Turismo de Moscovo não escondem o seu otimismo e preveem um aumento significativo de turistas russos que irão visitar Portugal em 2013.
"As perspetivas são muito boas e muito positivas. As empresas turísticas russas querem aumentar o caudal de turistas, [o que] aumenta o número de operadores russos que querem trabalhar connosco", declarou à Lusa Bruno Freitas, diretor regional do Turismo da Madeira.
"O ano passado, recebemos cerca de 20 mil russos na ilha, o que constituiu um aumento de 15 a 18% em comparação com o ano anterior", precisou.
Nesta feira, a maior do género realizada na Rússia, participam 16 operadores turísticos e representantes de três regiões turísticas de Portugal.
Luís Matoso, vogal do Conselho de Administração do Turismo de Portugal, revelou à Lusa que, entre 2011 e 2012, registou-se um aumento de 24% de turistas russos que visitaram Portugal.
"Se, em 2011, visitaram-nos 118 mil russos, em 2012 esse número subiu para 147 mil", declarou, acrescentando que "este ano, esperamos, no mínimo, um aumento de 15%".
De acordo com o responsável, "o objetivo é fazer com que mais russos visitem o nosso país durante o inverno, principalmente o Algarve e a Madeira".
"Neste sentido, é importante que a TAP colabore connosco para levarmos mais russos a Portugal nessa época. Estamos a trabalhar com a nossa companhia de bandeira, bem como estabelecemos contactos com as transportadoras aéreas russas Rossia e Transeaero com o objetivo de criar possibilidades para o transporte de um maior número de turistas russos", frisou Luís Matoso.
Todos os agentes turísticos contactados pela Lusa na feira reconhecem que a falta de oferta de transporte aéreo direto entre a Rússia e Portugal é o maior obstáculo ao aumento do fluxo de turistas russos.
As autoridades russas, no ano passado, não permitiram o aumento do número de voos da TAP (de 5 para 9) entre Moscovo e Lisboa, não oferecendo nenhuma explicação para esta recusa. Esta semana, também sem revelar motivos, suspenderam um ‘charter’ que a transportadora portuguesa SATA deveria realizar entre Lisboa e São Petersburgo aos sábados, mesmo já tendo sido vendido bilhetes para esse voo.
Por outro lado, a transportadora russa Trsansaero vai realizar dois voos regulares por semana entre as capitais russa e portuguesa.
Além disso, a TAP alterou também os seus horários para captar mais turistas: "Nós temos 5 voos por semana, sendo dois realizados ao sábado. Mas decidimos mudar um dos voos de sábado para quarta-feira para que haja menos intervalos entre os nossos voos", explicou à Lusa João Candeias, representante da TAP em Moscovo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esperam turistas e nada fazem para que a Embaixada tenha capacidade para atender a este aumento.