segunda-feira, março 11, 2013

Sozinho no oceano: fuga da URSS

Texto enviado pelo leitor Jest:
 
"No fim de 2012 foi apresentado ao público o novo filme documental «Sozinho no oceano», do realizador Alexey Litvintsev que conta a história verídica do Stanislav (Slava) Kurilov (1936 — 1998) — oceanógrafo soviético que fugiu da URSS em 1974, desafiando a proibição de autoridades de viajar ao estrangeiro.
Kurilov estudava a psicologia social, era oceanógrafo profissional, praticava a yoga. Várias vezes viu negado o seu pedido de viajar ao estrangeiro, negação originada, entre outros, pelo facto de cientista possuir familiares no estrangeiro, a sua irmã tinha casando-se com um cidadão indiano, emigrando mais tarde para o Canadá.
Em dezembro de 1974 Kurilov comprou o bilhete para o cruzeiro “União Soviética” (ex-Adolfo Hitler), que fazia o trajeto de ida e volta entre a cidade de Vladivostok e equador, sem entrada em nenhum porto estrangeiro (assim as autoridades soviéticas pretendiam evitar a possível fuga dos passageiros).
Na noite de 13 de dezembro de 1974, Slava Kurilov saltou do cruzeiro, tendo apenas máscara de mergulho e as barbatanas, sem alimentos nem água, durante 3 dias ele percorreu cerca de 100 km, chegando à ilha de Siargao (Filipinas). Depois de investigação por parte das autoridades filipinas, Kurilov se mudou ao Canadá, onde recebeu a cidadania local.
A sua fuga foi tornada pública pela rádio “Voz da América”, na URSS Kurilov foi julgado à revelia, condenado à 10 anos de cadeia pela “traição de pátria”.
Desde 1986 Slava Kurilov vivia em Israel, onde casou e trabalhava no Instituto Oceanográfico de Haifa. Morreu em janeiro de 1998 no ocidente de mergulho, foi sepultado em Jerusalém.
Em 1994 a editora francesa “Hachette” publicou o livro de suas memórias sob o título de La Fuite (A Fuga, ISBN: 9782010212147), ilustrado pelo magnífico ilustrador húngaro Gabor Szittya. Edição russa, “Sozinho no oceano” foi publicada em 2004, já após a morte do autor.
Ler o livro:
Slava Kurilov: alone at sea (trecho, inglês)

1 comentário:

Anónimo disse...

-Extraordinário !!! Um feito digno de ser registado no Guinness. hehehehhe!!! Um homem apenas com uma mascara de mergulho e barbatanas sem água ou apenas rodeado de água salgada e sem alimentos. - Só, no meio do oceano durante três dias com as noites incluídas..."pensão completa" perto do equador onde os dias são iguais as noites... percorre 100km terrestres = aproximadamente a 33,557 milhas marítimas - rodeado da fauna do lugar... não desidrata não sofre choque térmico depois de horas e horas dentro de água; inclusive consegue orientar-se correctamente em direcção a Terra não sendo sequer levado pelas correntes um autentico - Robinson Crusoe, do nossos tempos que pena o dito cujo não ter andado pelo mundo a contar a sua historieta ahahahah .Invocando também ele os favores de Vénus na sua "odisseia"... que também ele desembocou na Ilha dos amores .
hehehheheh palhaçada!!!
Aferreira