segunda-feira, abril 08, 2013

Opositor de Putin em risco de prisão, mas recusa-se a abandonar a Rússia


                                                                                    Foto da revista The New Times
Alexei Navalnii, advogado que se tornou conhecido por denunciar casos de corrupção nas estruturas do poder da Rússia, declarou hoje que o Kremlin quer obrigá-lo a emigrar, o que, disse, não fará mesmo sob risco de pesada pena de prisão.
O Comité de Investigação (Ministério Público) da Rússia acusa um dos mais sérios opositores de ter organizado um "grupo criminoso que tencionava roubar madeira e serradura no valor de 16 milhões de rublos (cerca de 400 mil euros)", devendo começar a ser julgado no próximo dia 17 de abril.
Navalnii, que chamou à força política no poder, Rússia Unida, "partido dos vigaristas e ladrões", refuta essas acusações e acusa o Presidente Vladimir Putin e o chefe do Comité de Investigação, Alexandre Bastrikin, de quererem obrigá-lo a fugir do país.
"Putin e Bastrikin querem que eu fuja. Por isso, em julho (do ano passado), quando me acusaram disso, sabiam que eu tinha bilhetes para ir visitar Portugal, onde a minha família descansou, mas sem mim", declarou o opositor à revista russa The New Times.
"Pois bem, eu não vou fugir, não vou emigrar, tenho família, dois filhos, processos-crime contra a minha mãe, pai, irmão. Tiveram lugar buscas na casa de todos os parentes e de muitos amigos. Tudo tem um valor na vida", acrescentou.
Navalnii, cujas publicações no seu sítio Rospil chamam a atenção para as dimensões da corrupção no país, não exclui que o tribunal o irá condenar a uma pena que o impeça de candidatar-se às eleições presidenciais na Rússia em 2018.
"Por isso existem duas variantes: pena suspensa ou prisão. A primeira priva a minha possibilidade de ser eleito, pois serei condenado por crime particularmente grave. Por isso surgiu a soma de 16 milhões de rublos. A segunda variante é uma pena real até 10 anos de prisão", explicou.
O opositor acusa Putin de ser o autor da ordem de o perseguir.
"Por que é que Putin me quer ver na prisão? Eu não duvido que é ele que dá ordens sobre o meu processo. Parece-me que a lógica é clara: ele e a sua corte querem conservar o poder. E para isso não têm outro meio além de prender pessoas, o que fazem. Infelizmente, não serei o primeiro, nem o último: deve-se estar pronto para que eles prendam muitas pessoas", considerou.

Sem comentários: