terça-feira, maio 21, 2013

Eurovisão: Rússia promete resposta a desaparecimento de votos na sua representante

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, declarou hoje que o seu país não deixará sem resposta o "desaparecimento" de votos na representante do seu país no Festival da Eurovisão.
"Não é nada alegre ver que à nossa participante roubaram 10 pontos, principalmente da forma como foi organizado esse evento", declarou Lavrov numa conferência de imprensa realizada com o seu homólogo azeri Elmar Mamedianov.
Os russos, através de votação por SMS, atribuíram ao concorrente azeri o máximo de votos: 12, mas a cantora russa Dina Garipova não recebeu nem um voto azeri.
"Depois da televisão do Azerbaijão receber, através dos tribunais, todos os esclarecimentos necessários, acordaremos passos comuns para que essa ação indignante não se repita", frisou o chefe da diplomacia russa.
"Segundo os dados de todos os operadores de comunicações móveis, a Rússia ficou em segundo lugar (10 votos). A nossa televisão tem de explicar para onde foram esses votos", acrescentou Mamedianov.
"Muitas pessoas votaram pela participante russa. Trata-se realmente de uma história de detetives", concluiu.
Na final do Festival da Eurovisão, que se realizou na Suécia, a vitória foi para a representante da Dinamarca, Emmelie De Forest, que venceu com 281 votos. A cantora russa ficou em 5.º lugar, com 174 votos, atrás da Dinamarca (281 votos), Azerbaijão (234 votos), Ucrânia (214) e Noruega (191).
O Festival da Eurovisão, em que os países que constituíam a antiga União Soviética começaram a participar apenas após a queda do comunismo, em 1991, continua a ser muito popular no antigo espaço soviético, sendo utilizado para fins políticos, como aconteceu em 2009, quando a Geórgia boicotou a final do concurso, realizada em Moscovo, em sinal de protesto pela invasão do seu país por tropas russas no ano anterior.

1 comentário:

NunoBento disse...

Afinal ainda há países aonde as pessoas se preocupam com o Festival da canção..