sexta-feira, maio 24, 2013

Faleceu realizador de cinema russo Piotr Todorovski


Piotr Todorovski, realizador do drama “Romance na Frente”, morreu hoje de madrugada aos 87 anos, informou a Federação dos Cineastas da Rússia.
O realizador faleceu num dos hospitais de Moscovo.
Todorovski esteve hospitalizado durante pouco tempo em abril devido a uma crise cardíaca, mas voltou de novo ao hospital por causa de uma pneumonia, informam as agências russas.
Nascido a 26 de agosto de 1925 em Bobrinets, na Ucrânia, Todorovski começou a filmar depois de ter combatido contra os nazis na Segunda Guerra Mundial.
As memórias de guerra inspiraram vários dos seus filmes sobre a vida dos militares, sendo o mais conhecido “Romance na Frente” (Amor em Tempo de Guerra), realizado em 1983 e que foi nomeado para o Óscar do melhor filme estrangeiro.
A história de um soldado russo, que se apaixona por uma jovem mulher durante a guerra em 1944 e reencontra-a alguns anos mais tarde, cansada e feia, a vender pequenos bolos na rua, é um dos maiores sucessos do realizador.
Todorovski foi um dos primeiros realizadores soviéticos a abordar claramente no cinema a vida das prostitutas na URSS, com o filme "Interdevotchka", em 1989.
O realizador ficou também conhecido por filmes como "Esposa amada do mecânico Gavrilov" e "Ancore, Ancore".
Além disso, Todorovski compôs músicas para alguns dos seus filmes.
O realizador russo Pavel Lunguin lamentou a morte desta "personalidade única", considerando-a uma "perda imensa" para a cultura russa.
"Perdemos um realizador muito democrático. Ele amava muito as pessoas", comentou Inna Tchurikova, atriz que participou no filme “Romance na Frente”.

Sem comentários: