quarta-feira, maio 01, 2013

"Golpe "Nito Alves" e outros momentos da história de Angola vistos do Kremlin"




Neste livro, o leitor pode não encontrar explicações definitivas
para os acontecimentos de 27 de Maio de 1977,mas tem a possibilidade de conhecer novos testemunhos, neste caso, de diplomatas e militares soviéticos, sobre um dos dias mais dramáticos da história de Angola. Esses depoimentos apontam para que possa não ter existido qualquer tentativa de golpe de estado organizado por Nito Alves,mas para um incidente provocado por Agostinho Neto e seus correligionários com vista a terem um pretexto para liquidar qualquer oposição dentro do seu próprio partido.
Este livro não aborda apenas os acontecimentos de 27 de Maio de 1977, ele é também a continuação da linha traçada no meu anterior livro: “Angola: o Princípio do Fim da União Soviética”, sendo uma parte substancial da obra dedicada à publicação de novos documentos, memórias, depoimentos de militares, diplomatas soviéticos, com vista a lançar luz sobre episódios ainda pouco claros da história angolana, a contribuir para completar retratos de dirigentes como Agostinho Neto ou José Eduardo dos Santos.
O livro será apresentado no dia 14 de Maio às 18.30 na Livraria Aletheia, Rua do Século, Nº 12 (ao Bairro Alto), Lisboa.

Sem comentários: