segunda-feira, junho 24, 2013

Eduard Snowden terá abandonado a Rússia





O ex-consultor da Agência de Segurança Nacional, Eduard Snowden, acusado por Washington que exige a sua extradição, deixou a Rússia sem dúvida, segundo uma fonte próxima do processo citada hoje pela agência russa Interfax.
“Eduard Snowden provavelmente já deixou a Rússia. Ele utilizou outro voo. É pouco provável que os jornalistas tenham testemunhado a sua descolagen”, disse a mesma fonte.
Porém, uma fonte de outra agência russa, Ria-Novosti, afirmou que o ex-consultor norte-americano se registou no voo Moscovo-Havana, mas não entrou no aparelho,
“Snowden fez o chec-in no aeroporto, mas, fisicamente, não entrou no avião, ficou na zona de trânsito”, afirmou a fonte.
Segundo esta, o ex-espião deveria voar no lugar 17ª, mas ele foi vazio.
Snowden chegou a Moscovo no domingo, vindo de Hong-Kong e o sítio Wikileaks, fundado por Julian Assange e que presta apoio ao antigo agente, anunciou que ele estaria “de viagem para a República do Equador por um caminho seguro a fim de obter asilo”.
Snowden “traiu o seu país”, afirmou o chefe da diplomacia americana, em visita à Índia.
Washington pediu hoje de manhã a Moscovo para extraditar o norte-americano, evocando a cooperação entre os dois países, mas, que se saiba, as autoridades russas não responderam.
"Snowden não cometeu nenhuma ilegalidade no território da Rússia, as autoridades judiciais russas não receberam ainda qualquer pedido, por isso não há razões para a extradição", disse uma fonte policial à agência Ria-Novosti.
Alguns analistas consideram que a decisão de Moscovo de deixar partir Snowden poderá agudizar as já difíceis relações entre a Rússia e os Estados Unidos.
“Se Snowden veio de Hong Kong para Moscovo é porque recebeu garantias do Kremlin de que não seria extraditado para os Estados Unidos. Essas garantias podem ter sido conseguidas a troco de informações, pois o norte-americano deve possuir dados interessantes para as autoridades russas”, declarou à Lusa uma fonte diplomática na capital russa.

Sem comentários: