quarta-feira, junho 26, 2013

Teatro Nacional de São João num dos festivais mais prestigiados da Rússia

O Teatro Nacional de São João (TNSJ), do Porto, foi convidado para participar no Festival Internacional de Teatro Tchekhov, que decorre desde 19 de maio e até 14 de julho na capital russa.
O TNSJ irá apresentar ao público moscovita a peça "Sombras - A nossa tristeza é uma imensa alegria" nos dias 4, 5 e 6 de julho, no Teatro Mossoviet, uma das melhores salas de teatro de Moscovo.
Criação de Ricardo Pais, esta peça é apresentada ao lado de obras com assinatura de nomes maiores das artes de palco, como são os coreógrafos William Forsythe, Bill T. Jones, Matthew Bourne e Joseph Nadj e os encenadores Robert Lepage e Emmanuel Demarcy-Mota.
Visto já por mais de 15 mil espetadores, o espetáculo criado por Ricardo Pais sonda o modo de ser português, indagando lugares do nosso inconsciente mítico e da personalidade histórica lusa. Tributo apaixonado às mais belas palavras escritas em português e dadas a ouvir por Ricardo Pais (António Ferreira, Almeida Garrett, Fernando Pessoa, entre outros), Sombras faz-se também do Fado e de outra música, e incorpora uma equipa excecional da qual se destacam Mário Laginha (música original e direção musical), Fábio Iaquone (vídeos) e Paulo Ribeiro (coreografia).
Em declarações à agência Lusa, o administrador e diretor de comunicação do TNSJ, José Matos Silva, considerou esta participação num festival que se realiza apenas de dois em dois anos “muito importante”, defendendo que é o “reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido”.
De acordo com o responsável, a internacionalização tem vindo “a ser feita de forma sistemática a regular”, trabalho que começou em 2000, sendo esta presença na Rússia “uma sequência nesta árdua tarefa de levar a produção teatral para fora de portas”.
José Matos Silva revelou ainda que a escolha de “Sombras” foi do próprio diretor do festival, que assistiu à estreia da peça, no Porto, em novembro de 2010 e logo na altura mostrou-se imediatamente interessado.
A equipa do TNSJ que viaja para o Festival Internacional de Teatro Tchekhov é composta por cerca de 30 pessoas, entre atores e técnicos.
O I Festival Internacional de Teatro Tchekhov teve lugar em 1992 e rapidamente se transformou num dos mais prestigiosos festivais de teatro na Rússia e no mundo.
O Teatro Nacional de São João foi a primeira companhia portuguesa a ser convidada para esse evento e a sua atuação é esperada com grande expectativa pelos amantes russos do teatro, pois trata-se de uma novidade.

Sem comentários: