terça-feira, julho 09, 2013

Teatro Bolshoi de Moscovo tem novo diretor


O diretor do Teatro Bolshoi, Anatoli Iksanov, foi hoje substituído nesse cargo por Vladimir Urin, anunciou  o ministro da Cultura, Vladimir Medinski, uma decisão para devolver a calma ao mais conhecido teatro da Rússia no centro de escândalos desde o início do ano.
Vladimir Urin dirigiu durante 18 anos o Teatro Stanislavski e Nemirovitch-Dantchenko, outro conhecido palco de teatro e bailado de Moscovo.
Segundo as agências russas, o contrato de Iksakov, que dirigia o Bolshoi desde 2000, deveria terminar em 2014.
O ministro da Cultura sublinhou que essa decisão foi tomada devido à “situação difícil” em que se encontra o teatro depois da agressão com àcido do seu diretor artístico Serguei Filin, em janeiro.
Atacado a 17 de janeiro por um homem que o atingiu nos olhos com vitríolo perto da sua residência em Moscovo, Filin ficou gravemente ferido e foi sujeito a numerosas intervenções cirúrgicas. Depois continuou o tratamento na Alemanha, que ainda não lhe permitiu recuperar a vista.
Esta agressão trouxe para o exterior escândalos e conflitos internos no seio de uma instituição mundialmente conhecida.
Em junho, o Bolshoi anunciou o despedimento de um dos seus mais conhecidos artistas, a estrela do bailado Nikolai Tsiskaridzé, em conflito aberto com Iksanov e rivel de Filin.

Sem comentários: