sexta-feira, agosto 16, 2013

Rússia responde a tentativa de integração da Ucrânia na UE com “guerra comercial”


A Rússia está a levantar grandes dificuldades à importação de produtos ucranianos num momento em que Kiev se preparava para assinar um acordo de comércio livre com a União Europeia. Comentadores ucranianos falam em “bloqueio” e “guerra económica”.
A Federação de Empregadores da Ucrânia afirmou que as autoridades alfandegárias russas aumentaram bruscamente, a partir de 14 de agosto, o controlo dos produtos ucranianos nas fronteiras, o que poderá provocar prejuízos superiores a 2 mil milhões de euros.
Segundo o portal APK-Inform: Frutas e Hortaliças, a Ucrânia pode perder mais de 25 milhões de euros devido às barreiras levantadas pela Rússia.
O verão é tradicionalmente a temporada mais importante quanto à venda de frutas e hortaliças para a Rússia, país a que corresponde mais de 80 por cento das exportações agrícolas da Ucrânia.
O centro de imprensa do Governo da Rússia emitiu hoje um comunicado onde se mostra “preocupado com a situação na fronteira russo-ucraniana”, mas sublinha que a decisão do reforço do controlo sobre as importações agrícolas da Ucrânia “foi tomada pelos organismos aduaneiros” e não pelo Governo.
O Ministério do Desenvolvimento Económico e do Comércio da Ucrânia apela ao diálogo.
“O primeiro-ministro encarregou-nos de estudar, determinar os factos e tomar as medidas correspondentes de defesa dos produtores nacionais. Se surgiram questões e problemas, é preciso resolvê-los”, declarou um porta-voz desse ministério.
Porém, políticos da oposição e analistas ucranianos consideram que a política da Rússia visa travar a aproximação da Ucrânia em relação à União Europeia e obrigar Kiev a aderir à União Aduaneira, organização constituída por Bielorrússia, Cazaquistão e Rússia.
“A situação com o bloqueio às exportações ucranianas deve ser vista como um aviso sério em relação à participação na União Alfandegária, onde a Rússia defende exclusivamente os seus próprios interesses. Infelizmente, esta situação mostra uma vez mais que a Rússia se habituou a falar com os parceiros da Comunidade de Estados Independentes na linguagem da força”, declarou Vitali Klitchko, um dos líderes da oposição ucraniana.
O analista político ucraniano Vadim Karassiov considera que as medidas tomadas pela Rússia são uma tentativa de exercer pressão política para “torpedear ou, pelo menos, complicar, a assinatura do Acordo de Associação entre a Ucrânia e a União Europeia”, prevista para o próximo outono.

2 comentários:

Anónimo disse...

A Rússia é uma nação das mais imperialistas!

Anónimo disse...

RÚSSIA DE HOJE VIVE DE EXPORTAÇÃO DE HIDROCARBONETOS E ARMAS OBSOLETEAS, MESMO COM A CRISE E TUDO, A UE TEM MUITO MAIS FUTURO QUE A RÚSSIA