terça-feira, outubro 01, 2013

Vladimir Putin candidato ao Prémio Nobel da Paz




Esta é a primeira notícia que recebi quando aterrei hoje em Moscovo.
Cito a Lusa: “O presidente russo, Vladimir Putin, foi proposto para o Prémio Nobel da Paz, anunciou hoje o presidente da Academia Internacional da União das Nações do Mundo(AIUNM), Gueorgui Trapeznikov.
"Conhecemos bem o papel pacificador que desempenhou o nosso presidente em zonas conflituosas", disse Trapeznikov, citado pela agência noticiosa oficial ITAR-TASS.
Trapeznikov, que lidera uma instituição que se dedica a promover a cooperação entre os povos, assegurou que a carta com a proposta foi enviada ao Comité Nobel a 16 de setembro e recebida a 20 de setembro.
Pela sua parte, o vice-presidente da mesma instituição, Beslan Kobajia, destacou os esforços de Putin para encontrar uma solução pacífica para o conflito na Síria.
"Vladimir Putin fez tudo o possível para uma solução pacífica do conflito sírio. Com este exemplo, demonstra o seu apego à paz no mundo, não apenas por palavras, mas com atos", disse.
O popular cantor russo Iosif Kobzon apoiou também a ideia de propor o chefe do Kremlin para Nobel da Paz, mais ainda quando anteriormente já foi distinguido o presidente norte-americano, Barack Obama.
"Barack Obama é um homem que iniciou e aprovou ações agressivas por parte dos Estados Unidos, como no Iraque e Afeganistão, e agora dispõe-se a invadir a Síria. E pese embora tudo isso, ostenta esse título", comentou.
"O nosso presidente, que tenta travar o derramamento de sangue, que tenta por meio do diálogo político ajudar numa situação de conflito, é mais merecedor, no meu ponto de vista, dessa grande honra", acrescentou.
Os autores da iniciativa reconheceram que não consultaram o Kremlin antes de enviar a carta ao Comité Nobel, depois de numa entrevista recente, o porta-voz de Putin, Dmitri Peskov, ter dito que desconhecia as pessoas que tinham feito a proposta e se essas pessoas tinham as “necessárias faculdades” para o fazer.
Peskov acrescentou que "Putin não é partidário de receber condecorações ou prémios. É partidário de encontrar satisfação conseguindo resultados com o seu trabalho"”.
Não se trata de uma brincadeira de mau gosto, mas de uma iniciativa bem coordenada para “encostar o Comité Nobel à parede”, posição em que os seus membros se encurralaram com a atribuição do Prémio Nobel a Barack Obama no ano passado.
Entre os promotores da “proposta genuína” encontra-se o popular cantor Iossif Kobzon, que não falha a nenhuma iniciativa “original”. Na era soviética, Kobzon notabilizou-se como um conhecido lambe-botas do regime comunista, tendo continuando a fazer o mesmo após a queda da URSS. Em vez de Artista do Povo, ele devia ser agraciado com o título “Rouxinol do Kremlin”.
Até acredito que a iniciativa de propor Putin para o Prémio Nobel não tenha partido dele, mas são muitos os que na Rússia tentam adivinhar o que vai na cabeça do “dono”.
Escusado será dizer que se Putin receber esse Prémio, depois a sua candidatura será apresentada ao Prémio Sakharov, pela defesa dos direitos humanos, etc.
Por este andar do cortejo, um dos prémios mais prestigiados ficará cada vez mais desacreditado.

2 comentários:

Manuel Goncalves disse...

Quando desde de 1901 aos dias de hoje com este premio Nobel da Paz foram eleitos nem mais nem menos do que 125 nomes, nao digo pessoas porque nem sempre o premio tem sido dado a uma pessoa mas tambem a instituicoes de caridade, humanitarias, politicas,etc. Depois do mesmo premio ter sido ja entregue a Cruz vermelha, a Barack Obama (o premio nobel da paz entregue ao homem que ameaca a Siria com uma invasao), a ONU e a Kofi Annan,Jose ramos horta, Ximenes belo,Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcuta e muitos outros nao me admiro que Putin o venca mesmo sem ver bem a razao pela qual ele o possa merecer agora todos sabem que o Premio Nobel este ou qualquer outro acaba por ser um jogo politico realizado nos bastidores.

Pippo disse...

Se o Barack recebeu, mesmo sem ter feito um pinchavelho pela paz no Mundo, porque é que o Putin não haverá de o receber?