sábado, novembro 16, 2013

Rússia vende a Angola aviões usados por Força Aérea Indiana



O presidente da empresa “Rosobonekspot”, Mikhail Zavalii, anunciou que Angola poderá adquirir à Rússia os caças Su-30K que a Índia devolveu entre 1997 e 1999 em troca de aviões de guerra mais modernos: Su-30MKI.

Hoje, o pacote de documentos contratuais sobre o fornecimento de parte desses aviões está na fase final de prepasração. Desculpem, mas, segundo as condições do contrato, não posso avançar mais pormenores. Estou convencido que, dentro em breve, serão vendidos todos os aviões Su-30K”, declarou o chefe da empresa que detém o monopólio da exportação de armas russas, citado pela Ria-Novosti.

Segundo ele, os aviões encontram-se numa base de manutenção na Bielorrússia.

Em meados de Outubro, a imprensa russa noticiou que a Rússia e Angola asssinaram um contrato que prevê o fornecimento de armas a Luanda no valor de mil milhões de dólares. O documento prevê o fornecimento de peças sobresselentes para armamentos soviétiocos, armas ligeiras, munições, tanquers, peças de artilharia e helicópteros Mi-17.

Os caças Su-30K foram fornecidos à Índia em 1996, mas na condição de depois serem substituídos por aparelhos mais modernos.

Os aviões de guerra deste tipo começaram a voar em 1993.

3 comentários:

Anónimo disse...

Senhor José, sei que é fora de tópico, tenho visto muita gente na internet a fazer apologia ao Eurasianismo e outros a criticar mencionando que o filósofo por detrás do movimento é um ex-agente da KGB, o senhor que entende melhor disso e que é fonte primária de informação poderá confirmar se o Aleksandr Dugin é um ex-KGB?

PortugueseMan disse...

já que falamos de armamento, foi hoje entregue à Índia o porta-aviões de fabrico russo.

http://www.indianexpress.com/picture-gallery/first-look-of-ins-vikramaditya/3852-1.html

Será o maior navio a ser operado pela Índia.

Interrogo-me se a Rússia, não está hoje arrependida, de o ter vendido.

PortugueseMan disse...

Um artigo interessante sobre o GLONASS que saiu no New York Times.

A Rússia quer colocar em solo americano, estações de monitorização e mostra a preocupação americana sobre estas estações.

O sistema GLONASS começa a espalhar-se pelo o mundo e a ser adaptado em várias situações, sendo uma das que mais se nota, os telemóveis e derivados que cada vez existem mais com a capacidade de processar o sistema russo.

O artigo mostra as preocupações americanas na área da segurança e não só. Mostra também a preocupação da crescente concorrência que acaba com o controlo que os EUA tinham sobre sinais GPS.

A Russian GPS Using U.S. Soil Stirs Spy Fears

...In recent months, the Central Intelligence Agency and the Pentagon have been quietly waging a campaign to stop the State Department from allowing Roscosmos, the Russian space agency, to build about half a dozen of these structures, known as monitor stations, on United States soil...

...They fear that these structures could help Russia spy on the United States and improve the precision of Russian weaponry...

...Earlier this year, Russia positioned a station in Brazil, and agreements with Spain, Indonesia and Australia are expected soon, according to Russian news reports. The United States has stations around the world, but none in Russia...


http://www.nytimes.com/2013/11/17/world/europe/a-russian-gps-using-us-soil-stirs-spy-fears.html?pagewanted=1&_r=1&ref=centralintelligenceagency