sábado, fevereiro 22, 2014

Revolução ucraniana: vitória quase



"Tudo indica que o regime sangrento do Yanukovych caiu quase totalmente, o seu próprio paradeiro é desconhecido, a Revolução e as suas unidades das autodefesas estão no controlo absoluto da capital ucraniana, cidade de Kyiv. O parlamento acaba de votar a destituição do poder do Yanukovych, com 323 votos ao favor (2/3 são 300 votos), as eleições antecipadas são marcadas para o dia 25 de maio.

por: Dmytro Yatsyuk, jornalista e blogueiro

Praticamente é fim do regime, a Revolução ganhou, Yanukovych apenas pode escolher como irá acabar os seus dias, como Milošević ou como Ceauşescu...

A jornalista e blogueira Olga Len informa do Parlamento ucraniano:

Os deputados preparam-se para votar imediatamente a decisão de nacionalizar o palácio de luxo em Mezhhirya que Yanukovych construiu com o dinheiro público, passando o para a propriedade privada num esquema fraudulento. Também há uma forte vontade de dissolver a unidade de polícia de choque “Berkut”, responsável pelos assassinatos, torturas e humilhações públicas dos cidadãos.

O líder do partido VO Liberdade propôs como o novo chefe do Ministério do Interior, o deputado da VO Batkivshyna, Arsen Avakov, o deputado Andriy Parubiy (o comandante-chefe das autodefesas da Maydan) apoiou essa decisão. A jornalista Tetiana Mokridi informa que o ex-ministro do Interior, Vitaly Zakharchenko abandonou a Ucrânia, refugiando-se na vizinha Belarus (existe a informação do que as autoridades da Belarus deram ao ex-ministro o tempo até 18h00 do dia 22.2.2014 para abandonar o país). O deputado Andriy Parubiy informa no seu FB do que as tropas do Ministério do Interior de Kyiv, comandadas pelo tenente-general Konoplianyk mostraram a sua vontade de seguir as ordens da Maydan e do Parlamento ucraniano.

O novo chefe do Parlamento é Olexander Turchynov (liderava a secreta SBU no 1º Governo pós-Revolução Laranja). Turchynov informa os deputados que Yanukovych está fora da capital, 309 deputados votam pela deliberação à Administração Presidencial de procurar o paradeiro do presidente. Os 332 deputados votam pelo seguimento das obrigações internacionais na libertação da Yulia Tymoshenko. A sua filha, Eugénia, anuncia que está no caminho ao Kharkiv, na companhia dos diplomatas ocidentais para libertar a mãe. Pede às unidades do Ministério do Interior não interferirem na ação.

Separatistas de Kharkiv

Ninguém sabe onde está Yanukovych, existe a informação do que o seu avião presidencial pousou na cidade de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos (informação da Espreso.tv). A sua porta-voz diz que Yanukovych está na Ucrânia, na cidade de Kharkiv, onde o presidente do concelho municipal local, Gennadiy Kernes anunciou a reunião magna dos separatistas (deputados de todos os níveis do leste da Ucrânia, da Crimeia e da cidade de Sebastopol).

O Parlamento ucraniano votou a deliberação sobre a prevenção de separatismo, 319 votos ao favor (2/3 são 300 votos). A deliberação considera como separatismo “as negociações de políticos individuais com os representantes dos países estrangeiros sobre a divisão territorial da Ucrânia”.

Parece que os separatistas entenderam a mensagem, dado que um dos organizadores da “Frente Ucraniana”, Gennadiy Kernes disse o seguinte: “Sou pelo país unido, Kharkiv foi e será a parte do país unido; em Kharkiv não há nenhuma reunião golpista separatista, aqui se reuniram os líderes responsáveis”, escreve a edição Hvylya.org.

O membro da Comissão Central de Eleições, Andriy Megera, informou que quaisquer decisões tomadas em Kharkiv não serão legítimas, além disso, os separatistas limitaram-se apoiar a decisão sobre a passagem de todo o poder nas suas zonas de influência para as autarquias, que já pela Lei atual possuem algum poder limitado.

A deputada Lesya Orobets (VO Batkivshyna), geralmente uma pessoa muito bem informada informa que Gennadiy Kernes e chefe da Administração Estatal de Kharkiv, Mykhaylo Dobkin neste momento já deixaram a Ucrânia...

Recorda-se que nas vésperas, na noite do dia 21 de fevereiro, as autodefesas da Maydan tomaram pacificamente o bairro governamental, após a polícia abandonar as suas posições no centro de Kyiv. Juntamente com os militantes do “Setor da Direita”, autodefesas controlam Parlamento Ucraniano, Gabinete dos Ministros, Administração Presidencial e sede do Ministério do Interior em Kyiv. A secreta ucraniana SBU também anunciou oficialmente que cessa a sua preparação para “execução da operação antiterrorista”, informa LB.ua.

Lista dos que morreram na Maydan (incompleta e em constante atualização):

Recordaremos, que pelos dados do Ministério da Saúde, nos dias 18-21 de fevereiro em Kyiv morreram 77 pessoas, foram feridos 577, destes 369 foram hospitalizados."

8 comentários:

Anónimo disse...

A Ucrânia lembrou não só estes mortos mas também os seis milhões de humildes agricultores massacrados pelo poderoso vizinho na mais terrível fome genocida que o Mundo já observou. Lembra ainda as centenas de milhares de soldados (a maioria) que combateram e derrotaram o nazismo. Nazismo com cujas chefias militares as chefias militares de Estaline confraternizaram em reuniões dançantes com champanhe francês depois de massacrarem a Polónia e fuzilarem generosamente em Katyn.

Pippo disse...

Hum, então a "extrema-direita" controla a capital, as "milícias" (também elas da "extrema-direita") controlam as forças de segurança, a Princesa Leia já está cá fora e em breve começará a fazer das suas, e o parlamento, se calhar democraticamente, impede a autonomia das regiões da Ucrânia que desejarem a independência.

Suspeito que os gritos de vitórias não demorarão muito a tornar-se esgares...

Anónimo disse...

Vejam o reverso da medalha no Leste do pais.

http://www.youtube.com/watch?v=Vjtk-C3MptM&feature=youtu.be

Na Crimeia já esvoaçam as bandeiras russas, e os membros do svoboda já andam a levar na tromba.

http://www.youtube.com/watch?v=_h_bRyNxYCM

Preparem-se para a divisão da Ucrânia em dois países, Leste e Oeste.

Mais, está a ser preparada a formação de um parlamento em Kharkiv e uma declaração de independência da Ucrânia do Leste.

Isto só está a começar, agora é a vez dos Russos entrarem em acção.

Fernando Negro disse...

O Parlamento aprovou isto e aprovou aquilo...

Mas, com o Parlamento cercado pelos insurgentes - terroristas e neonazis - quem é que se atreve a ir para o Parlamento?

(Estou a ver que, de nazis, não têm estes insurrectos apenas o passado e a ideologia... Mas sim, também os métodos... Pois, aprenderam alguma coisa com o episódio da Ópera de Kroll, em 1933.)

Mais. Usurpam o poder de forma ilegal, e depois dizem que quem não reconhece o novo governo ilegal - e que quer formar um legítimo, à parte do novo ilegítimo - está a violar a Lei(!)...

Pippo disse...

Imagens interessantes.

E o que acontecerá se a Crimeia (entre outras regiões) votar a sua independência da Ucrânia? Será que as novas autoridades irão contra a vontade popular?

Muito (tudo) pode acontecer.

José Manuel disse...

Enquanto isso em Kiev:
http://www.haaretz.com/jewish-world/jewish-world-news/1.575732

Fernando Negro disse...

Um outro belo exemplo de como os média portugueses manipulam a informação...

Vejam a seguinte reportagem - emitida hoje (dia 23 de Fevereiro) - que o "jornalista" Evgueni "Manipulador" Mouravitch fez da situação na Ucrânia.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=719062&tm=7&layout=122&visual=61

("Ó para os manifestantes pacíficos a serem alvejados pelos polícias assassinos!")

[Reportagem paga com dinheiro extorquido aos contribuintes portugueses - inclusivamente, aos que já passam fome, e que têm de pagar 23% de IVA em produtos alimentares.]

Fernando Negro disse...

"Malvadas das autoridades ucranianas, que reagem de modo completamente desproporcional perante manifestantes pacíficos!"

"Fico mesmo revoltado, quando vejo estas reportagens na RTP sobre as manifestações contra o ditador Yanukovych."