terça-feira, novembro 04, 2014

A Ucrânia ainda está viva?

Os separatistas pró-russos, e os seus ideólogos em Moscovo, não escondem os seus planos de alargar os seus territórios, admitindo mesmo a possibilidade de chegarem a Kiev e não só.

O Hino da Ucrânia, escrito num momento difícil da sua história, começa com as palavras: “Ainda está viva a Ucrânia”, mas parece cada vez mais moribunda. Depois da perda da Crimeia em março, ontem viu separarem-se mais dois pedaços significativos do seu território: as regiões de Donetsk e Lugansk.
É verdade que poucos serão as organizações internacionais ou os países, além da Rússia, que reconheçam a legitimidade das eleições realizadas nas auto-proclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk. Porém,  isso já não tem importância. Como não teve importância na Crimeia, em março passado. Entraram uns “homenzinhos verdes” e “simpáticos” nessa península ucraniana, foi organizado rapidamente um referendo e a maioria decidiu-se pela adesão à Rússia. Ponto final.
No caso de Donetsk e Lugansk, a anexação pela Rússia poderá não ser a opção imediata do Kremlin, pois isso já ultrapassaria todos os precedentes, nomeadamente o do Kosovo, que o Presidente Vladimir Putin tanto gosta de repetir. O principal é controlar a maior parte possível do território ucraniano, mesmo que indiretamente, para ter uma alavanca de pressão sobre Kiev.
Segundo os dirigentes dos separatistas, que se consideram agora legitimados pelo apoio da maioria, numas eleições em que não participou qualquer força política pró-ucraniana, o escrutínio mostrou a vontade da população cortar definitivamente com o governo de Kiev.
Os dirigentes ucranianos consideraram as eleições uma “farsa”, mas pouco ou nada podem fazer. Se se lançarem numa nova campanha militar para reconquistarem os territórios perdidos, não é certo que vençam, bem pelo contrário. Segundo fontes nacionais e internacionais, a Rússia voltou a concentrar um forte contingente militar na fronteira com a Ucrânia e muitos dos seus homens já se encontram do outro lado da fronteira.
Além do mais, as forças políticas ucranianas tardam em criar uma coligação governamental sólida que permita arrancar o país da pesada crise económica, social e política em que se encontra.
A continuar assim, os separatistas pró-russos, e os seus ideólogos em Moscovo, não escondem os seus planos de alargar os seus territórios, admitindo mesmo a possibilidade de chegarem a Kiev e não só. Konstantin Dolgov, coo-presidente da Frente Popular da Novorrossya, declarou à televisão russa: “Infelizmente, a desgraça consiste em que a guerra no território da antiga Ucrânia será longa. A guerra terminará com a nossa vitória. Chegaremos a Kiev e enforcaremos todos os criminosos de guerra: Poroshenko, Kolomonsky, Avakov, Lyachko, etc.”
Este dirigente separatista não podia ser mais claro. E, por enquanto, tudo parece correr à sua maneira.

3 comentários:

Anónimo disse...

Nao e so isso! Um forte comboio militar entrou na Ucrania pela regiao de Donestk. Semana passada se viu equipamento militr russo na Ucrania. A invasao ja esta dada.

Anónimo disse...

Sigo o seu blog há vários meses e é sem dúvida, para nós portugueses, um meio de informação incontornável relativamente ao Leste, imprescindível desde o início da crise ucraniana. Felicíto-o e agradeço-lhe, em nome dos leitores, pela partilha dos seus pontos de vista de forma clara e agradável.

Senhor Milhazes vou-lhe fazer uma questão que me importuna de algum modo dado o contexto geopolítico que estamos a viver neste momento. O que é que representa hoje, para a Rússia e para a Nato, do ponto de vista militar e estratégico, o enclave de Kaliningrado?

Tive a oportunidade de ler alguns textos na internet, em língua inglesa, que assustam. É que, para além de estar bem dentro da Europa, estimava-se que exista aí – de acordo com alguns desses textos, já não tenho as referências – uma presença militar superior a 100 mil efetivos e um arsenal assustador que teria resultado do desmantelamento da URSS e da aliança do Pacto de Varsóvia. Se algum dia tiver disponibilidade, seria gratificante ler um texto seu sobre este assunto.

Cumprimentos.
Basto

Anónimo disse...

Ao Basto:
"Felicíto-o e agradeço-lhe, em nome dos leitores..."agradeça em seu nome, também sou leitor, que é o sr. para agradecer por min?