quarta-feira, setembro 19, 2018

Quem mais combate a propaganda russa?






Um estudo na ONG European Values “Kremlin Watch”, que analisa os êxitos dos Estados da União Europeia no combate informativo com a Rússia, coloca Portugal entre os países “que negam ou fazem de conta que não notam as acções da Rússia com vista ao alargamento da sua influência”.

Segundo essa organização, entre os negacionistas estão países como a Hungria, Áustria, Portugal e Itália.  A Grécia e o Chipre veem entre os “aliados” da Rússia, sendo os três Estados do Báltico: Letónia, Lituânia e Estónia, aqueles que mais fazem na luta informativa contra a propaganda do Kremlin.

Neste último caso, compreende-se, pois, as relações entre os três países e a Rússia estiveram sempre longe de serem pacíficas.

Quanto a Portugal, penso que a única explicação para ele se encontrar no citado grupo de países pode estar no facto de, no nosso país, se prestar muito pouca atenção à política internacional e de se ter uma imprensa muito “paroquiana”. Além do mais, e isto é o factor central, temos o futebol e as intermináveis conversas em torno dele.  

Em Portugal, que se saiba, não se têm registado envenenamentos de russos, acontecendo apenas intoxicações alimentares provocadas pela frescura duvidosa de algum marisco.

Sem comentários: