quinta-feira, setembro 27, 2018

Salazar e Putin, irmãos gêmeos?


Ao fazer uma busca na Internet, deparei-me com um artigo num jornal regional russo Karaban+Ia sobre as impressões de um jornalista, Guennady Klimov, que visitou Portugal. O artigo foi publicado a 26 de Setembro de 2018.

Devo já dizer que o artigo está cheio de erros e imprecisões no que diz respeito à nossa História. Por exemplo, eu não sabia que os russos da região norte do país tinham ajudado o Infante Dom Henrique a preparar os descobrimentos!

Mas neste artigo interessou-me a comparação feita entre Salazar e Putin, que já não é nova, mas tem cada vez mais seguidores.

O autor escreve: “Há dez anos atrás, Vladimir Putin prometeu fazer, até 2017, uma vida na Rússia igual à que tem Portugal [Putin fez essa promessa em 2000 e o objectivo deveria ser alcançado em 15 anos – Nota de JN]. A julgar por tudo, Putin desenha a vida a partir do ditador português Salazar. Ele esteve no poder entre 1933 e 1974, mas, verdade seja dita, depois de Salazar ter caído da cadeira e sofrido um derramamento cerebral, a segurança e a criada criaram nele a ilusão de omnipotência, mas o poder real já estava nas mãos deles. Não obstante, Salazar, nos primeiros tempos, foi talvez um fenómeno positivo.

Pôs fim à sucessão de revoluções, criou um Estado corporativo com valores morais tradicionais e patriotismo.

No Portugal de Salazar, só os que sabiam ler e escrever, os homens ricos e mulheres com formação universitária tinham direito a voto. A propósito, os oficiais estavam proibidos de casar com mulheres sem formação universitária. Salazar considerava que os comunistas eram o pior mal, enquanto que via nos fascistas italianos e nazis alemães pagãos, e também lutava contra eles.

Durante a Segunda Guerra Mundial, soube conservar a neutralidade e concedeu refúgio aos judeus”!!!!!

O autor continua: “Hoje, Putin repete a política de Salazar de há 50 anos até nos pormenores. As mesmas correntes, o patriotismo e os valores tradicionais. Uma espécie de fascismo meigo e duro comunismo numa embalagem só.

Salazar tentou conservar traços de uma sociedade oligárquica arcaica, que no século XX ruíam sob os golpes das revoluções anti estratos sociais. A experiência de Salazar falhou: Portugal, pouco tempo depois, tornou-se o mais pobre país com população analfabeta na Europa. No final, o seu governo foi uma tristeza, o seu império marítimo desmoronava-se. Ele foi derrubado por jovens oficiais.

Putin tem mais uma tarefa impossível. Ele tenta criar uma nova aristocracia com base em marginais de São Petersburgo e na potência ortodoxa, não percebendo nada de Cristianismo. A Rússia de Putin é uma repetição de Portugal salazarista”.

A aconselhou Putin a seguir tal via? O autor responde: “Há 17 anos atrás, Igor Setchin, amigo de Putin e tradutor de português, convenceu o novo Presidente a criar um regime como em Portugal”.

Igor Setchin, que foi tradutor e agente da GRU (espionagem militar) em Angola e Moçambique, dirige hoje a empresa Rosneft, a maior petrolífera russa, e é uma das pessoas mais ricas da Rússia. Amigo da angolana Isabel dos Santos, é senhor de uma grande fortuna.

Se alguém estiver interessado em ler todo o artigo, aqui fica o link: http://www.karavan.tver.ru/gazeta/15748?utm_source=yxnews&utm_medium=desktop.




Sem comentários: