quinta-feira, novembro 14, 2019

Olhar da Rússia para o Mundo - 10


Uma terceira pergunta colocada questiona como vê o papel de Kaliningrado e a preocupação constante da Rússia com esta região especifica, e as constantes acusações dos países bálticos relativamente às várias intervenções da Rússia nesses territórios. 
O enclave de Kaliningrado é um assunto muito curioso e vai depender do futuro da Alemanha e de outras questões. A Rússia tem problemas fronteiriços com todos os seus vizinhos, Estónia, Lituânia, Ucrânia, etc, etc, etc… e com Kaliningrado… mas que é um dos perigos que pode acontecer no futuro. Com o enfraquecimento da Rússia e um desmembramento da Rússia, toda a gente vai apresentar contas. A Finlândia perdeu um terço do seu território na II Guerra Mundial. 
E neste precedente, considero que a Finlândia é o país mais pacífico do mundo! Conheço Finlandeses que são descendes daqueles que foram expulsos da Carélia, que continuam a sonhar com aquele território. 
Kaliningrado poderá, eventualmente, transformar-se numa zona de disputa nesse caso. Nós tivemos o acordo de Helsínquia que era fundamental em relação às fronteiras europeias, mas a Jugoslávia, a Ucrânia, a Moldávia, etc… e é muito difícil adivinhar onde vão mexer na próxima vez, como é que a situação vai evoluir em termos internacionais e que tipo de conflitos poderão surgir que possam levar a novas mudanças no mapa europeu. 
E existem muitas incógnitas às quais é difícil responder. 

Uma nova questão colocada leva à reflexão sobre a relação da Rússia com a Turquia que pertence à NATO? 
A relação parece um bocado anti natura. Esta aliança é muito pontual, porque, neste momento, Erdoğan está a aproveitar a Rússia para conseguir determinados objetivos, mas sabe que a Rússia não é aliado, quando se trata da questão da Síria. A Turquia e a Rússia não estão no mesmo lado da barricada, e é por isso que se pode tratar de uma aliança pontual e que não vá dar a tal rutura de modo a originar que a Turquia saia da NATO, o que seria grave… mas, por outro lado, tudo é uma possível. Porque a situação na Síria é tão volátil, a guerra não acabou, há numerosíssimos países com interesses ali, e há também a questão do Irão que ainda não se sabe como vai ser resolvida. 
Eu acredito que será resolvida à semelhança do que aconteceu entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, através de uma reunião entre Trump e o presidente do Irão e depois não dá em nada… 
Por exemplo, a Rússia aproximou-se da Turquia porque a Turquia é um parceiro comercial muito importante e fundamental, principalmente no trânsito do gás pela chamada linha Sul do Cáspio, que passa pela Turquia e entra pelo sul da Europa, daí que neste momento falar em termos de aliança é arriscado… há pontos de contacto e cooperação que a qualquer momento podem mudar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito antes boa tarde.Querro fazer pequeno comentário sobre futuro de Kaliningrad.
Antes sênior devia esclarecer os seus leitores sobre acontecimentos de segunda guerra mundial,que depois de Vitória de União de Soviética:
Algumas Terras de Alemanha passou para Polónia como terras de cidade Lviv que agora pertence ao Ucrânia
Algumas Terras de Polónia passou para Ucrânia
Algumas Terras de Alemanha passou para Lituânia como ex cidade Memel agora Klaipeda.E para concluir então Rússia também pode pode pedir terras que agora pertence ao Ucrânia.
Posso estar enganado mas levantando passado, fazendo bem ao ums e esceser outros nos não sabemos que poderão acontecer.
Tente no futuro ficar no meio nos seus comentários de que puxar para os lados.

Obrigado André