terça-feira, março 24, 2020

A Rússia vai a caminho de uma situação semelhante à da Espanha


Vladimir Putin em campanha eleitoral. Foto de Ria-Novosti
A Rússia vai a caminho de uma situação semelhante à da Espanha. Quem o diz é uma fonte da agência noticiosa oficias russa Ria-Novosti: "A velocidade da difusão da infecção na Rússia corresponde matematicamente a situações em países como Espanha, Alemanha, França, Grã-Bretanha. Ou seja, um aumento de 27 a 35% diariamente comparando a quantidade dos doentes. Para chegar à trajectória dos países que travam com relativo êxito a infecção, como Singapura, Japão, Coreia do Sul, é necessário tomar medidas decisivas de quarentena, de descoberta e aumento dos testes dos que contactaram com doentes e p seu posterior isolamento".

Isto é preocupante tendo em conta que o SNS na Rússia não se compara, nem de longe, aos dos países europeus mais afectados.
Segundo números oficiais, há 500 infectados e ainda não há vítimas mortais a registar.
A explicar para estes números baixos parece estar aqui:

"O problema é que o volume de testes é muito baixo e ninguém tem uma imagem clara" da realidade na Rússia como se tem no resto do mundo, disse o presidente da câmara municipal de Moscovo, Sergei Sobyanin, que lidera o grupo de trabalho de combate à pandemia, na sequência de uma reunião com o Presidente Vladimir Putin, no Kremlin.
O chefe de Estado russo garantiu, várias vezes na semana passada, que a situação está sob controle no país, criticando a crise vivida em França e na Itália.
Recordo que Putin enviou cerca de 10 aviões de transporte com virologistas e material médico.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente!!!