domingo, março 29, 2020

Bielorrússia: A RECEITA PARA O CORONAVIRUS


A Rússia fecha as suas fronteiras com todos os países, mas há um país vizinho que se recusa a cerrar fronteiras: a Bielorrússia. 
Este país é o único na Europa que não suspendeu o campeonato nacional de futebol e o campeonato de hóquei no gelo, as pessoas continuam a encher os estádios.
O Presidente vitalício da Bielorrússia, Alexandre Lukachenko, depois de ter participado num jogo de hóquei no gelo, declarou: "Aqui é preciso dizer que mais vale morrer de pé do que viver de joelhos! Aqui, no gelo, não há vírus. Isto é um frigorífico. Um verdadeiro medicamento anti-vírus. Continuo a fazer a mesma vida que fazia. Ontem, estive a treinar com hoquistas. Encontramo-nos, apertamos as mãos, abraçado-nos, damos porrões uns aos outros, etc." 
"Foi um golpe muito duro para nós a notícia de que o campeonato ia começar. Isso é indignaste. Os futebolistas e todas as pessoas na Bielorrússia, que seguem as notícias, sabem o que se passa na Europa. Mas não podemos mudar isso", declarou o futebolista Darko Bodul, da equipa "Shakhtior" de Soligorski. 
Segundo Bodul, "no que respeita a Lukachenko, ele gosta de desempenhar o papel de grande chefe. Felizmente, as pessoas não levam a sério as suas declarações. Vêem-se muito menos pessoas do que normalmente, mesmo sem o governo tomar medidas. Não vejo pessoas idosas".
Segundo dados de Margaret Harrys, representante da OMS na Bielorrússia, o número de infectados é de 94 pessoas, 32 dos quais já receberam alta, sublinhando que a situação está sobre o controlo. Esta especialista aplaudiu as medidas tomadas pelo ditador!
Esta situação está a preocupar os países vizinhos. Até o político nacional-palhaço russo, Vladimir Jirinovski, já veio criticar o "Pai da Bielorrússia": "Lukachenko está a gozar com todo o planeta. Em toda a parte foram tomadas medidas rigorosas, as competições desportivas foram suspensas, em toda a parte se esforçam para que as pessoas fiquem em casa, mas na Bielorrússia passeiam nas ruas, vão aos estádios, ele próprio joga hóquei. Lá já há várias dezenas de infectados, depois serão centenas, depois milhares..."
Todo o mundo é parvo e você é o único inteligente. Tenha juízo...", concluiu Jirinovski. 

Sem comentários: