segunda-feira, setembro 22, 2014

Movimento anti-bélico desperta na Rússia



Não obstante as medidas repressivas tomadas pelas autoridades da Rússia, o movimento anti-bélico no país desperta. São ainda muito poucos, mas são uma prova de que vai aumentando a contestação à política do Presidente russo em relação à Ucrânia.
Segundo dados da polícia, a Marcha da Paz hoje realizada na capital russa teria juntado cerca de 5 mil manifestantes, mas os organizadores falam em mais de 50 mil pessoas. A organização independente “Contador Limpo” colocou membros seus juntos dos torniquetes instalados pela polícia que contaram a presença de mais de 26 mil habitantes.
É verdade que para uma cidade com mais de 10 milhões de habitantes, qualquer um dos números citados pode parecer insignificante, mas o facto é que o poder tem medo de qualquer minoria, pois colocou no local da marcha mais de 3000 polícias.
As reivindicações dos manifestantes foram: retirada das tropas russas do território da Ucrânia, fim do apoio material e militar aos separatistas, fim da histeria nos canais de televisão públicos, fim da perseguição daqueles que condenam a agressão contra a Ucrânia e a anexação da Crimeia.
É de recordar que, segundo uma lei recentemente aprovada, a exigência da devolução da Crimeia à Ucrânia é considerada um apelo ao separatismo e, por isso, pode ser condenada com pena de prisão.
Piotr Tzarkov, um dos organizadores da marcha, revelou que a polícia retirou aos manifestantes uma faixa com a palavra de ordem: “A guerra contra a Ucrânia é uma vergonha e um crime da Rússia”, alegando que não há qualquer tipo de guerra entre os dois países. Porém, viam-se numerosas bandeiras ucranianas e russas.
Nikolai Valuev, antigo pugilista de pesos pesados e actual deputado do Parlamento russo pela “Rússia Unida”, principal força de apoio a Putin, escreveu no Twitter: “Olhem para essa corja de orcus [personagens negativas no Senhor dos Anéis] com bandeiras da NATO, do “Sector de Direita” no centro de Moscovo. A Rússia precisa de toda essa peste e que prepara ela?... Recordem os seus rostos. Pode servir para alguma coisa”.

Nestas palavras está bem vincado o medo do Kremlin face às chamadas “revoluções coloridas”. O pior pesadelo para Putin é imaginar no seu país um levantamento semelhante aos que ocorreram na Ucrânia em 2004 e 2013-2014. É verdade que a oposição russa é muito fraca e está muito dividida, mas o Kremlin tem medo e reprime qualquer tipo de oposição democrática.

18 comentários:

Unknown disse...

http://theriseofrussia.blogspot.com.br/2014/08/worried-for-its-lose-of-hegemony-west.html?m=1

+1Português disse...

É verdade que o presidente Putin aumentou o ordenado dos militares?

Anónimo disse...

Bandeira da OTAN? Será que Putin esconde do povo russo o que a OTAN tem feito de positivo para a humanidade? Esse Putin... Melhor que a encomenda. Pois taí, é, sim: o que a OTAN tem feito de positivo para a humanidade?

Bandeira da OTAN no protesto. Nada a suspeitar.

Unknown disse...

Uma outra visão da mesma situação http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/09/ucrania-e-russia-2192014-mini-relatorio.html?m=1

Unknown disse...

http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/09/eua-uniao-europeia-versus-russia_22.html?m=1

chukcha disse...

"É verdade que o presidente Putin aumentou o ordenado dos militares?"

Não sei... é possível. Nem todo o mundo acredita na austeridade coelhisto-merkeliana, com sanções ou sem sanções!

O lado positivo é que agora os agricultores portugueses podem entregar os excedentes que não podem escoar para a rússia ao banco alimentar da tia Jonet. Teremos mais austeridade, mas com legumes para sermos saudáveis. É uma win -win situation!

Quanto à oposição na Rússia, bem é o KPRF e o LDPR, e mais aquele do alcoolico de bigode, o Mironov!

Pensadores Liberais, amigos dos americanos, tiveram os russos nos 90´s e recordamo-nos todos como foi a festa! Vacinados ficaram, para sempre!

Quanto aos pategos que desfilam com bandeiras ucrânianas em Moscovo, bom, o melhor é rezarem para que não se institua um regime de vistos com a Ucrânia, senão têm que se alistar na guarda nazinal, ou num exercito privado qualuer, que parece ser o único sector da economia Ucrâniana que funciona!

Alías, pelo que se lê na Rússia, a "marcha dos traidores" faz mais pela união dos patriotas, do que causa mossa ao regime!

E, convém recordar... o inverno está a chegar, e não costa que alguém esteja disposto a financiar o gás da Ucrânia... qualquer que seja o preço...

Vai ser bonita a festa, pá! Vai mais um Maidan com gelo?

chukcha disse...

Mesmo a calhar, diz a tass, via pravda.ru que o governo kievita se prepara para cobrar o gás aos consumidores a preços de mercado:

http://www.pravda.ru/news/world/formerussr/ukraine/23-09-2014/1227725-ukraina-0/
(em russo, mas deve aparecer em inglês, num google, perto de si)

Alguém que conheça o sistema de
aquecimento soviético sabe que nem os suiços conseguiam pagar o gás a preços de mercado, especialmente com os níveis de manuteção na Ucrânia.
Vão desligar as centrais de àgua quente nos municipios que não tenham dinheiro (todos)???

Se não houver mais um Maidan, daqui a um ano podem fazer um referendo por toda a Ucrânia:

Pertende ingressar na Novarossiya e ter codições de vida "miseráveis" da Rússia?

Ukraina ze Evropa!! Pertende pagar 300€ mês em despesas comunais, quando o seu salário (se o tiver) é de 100€?

pvnam disse...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Se fosse um movimento pró-sobrevivência da Identidade é que eu ficava admirado!!!
.
A Luta pela Sobrevivência duma Identidade envolve:
-1- capacidade de renovação demográfica;
-2- capacidade de defesa perante aqueles que pretendem ocupar e dominar novos territórios.
.
.
.
.
P.S.
Todos diferentes, todos iguais!...
-> Isto é: TODAS as identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta!...
{nota: Inclusive as de 'baixo rendimento demográfico' (reprodutivo)!... Inclusive as economicamente pouco rentáveis!...}
-> Uma NAÇÃO é uma comunidade duma mesma matriz racial onde existe partilha laços de sangue, com um património etno-cultural comum.
-> Uma PÁTRIA é a realização de uma Nação num espaço.
Resumindo: os 'globalization-lovers' que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa!
.
P.S.2.
Separatismo-50-50.

Unknown disse...



O José Milhazes continua a dar tiros nos pés.


Com que então "Movimento anti-bélico desperta na Rússia"?

Será que considera a NATO uma organização pacifista, e os EUA um país que respeita a soberania e a integridade de outros países?

É que apareceram nessa dita manifestação "anti-bélica" bastantes bandeiras dessas duas entidades !

Será que também defende que pessoas como Kasparov, Boris Nemstov, Igor Eidman (este ultimo um nazi assumido) promotores dessas provocações se identificam com quaisquer valores parecidos com a democracia ?


José Milhazes se é assim que pensa, a mim também me assiste o direito de duvidar que alguma vez tivesse sido comunista!




chukcha disse...

"Será que Putin esconde do povo russo o que a OTAN tem feito de positivo para a humanidade? "

Naaa!!!!!

A OTAN é fixe, a família de Belgrado que se lixe!

Sai-me cada um na rifa, porra pra imbecilidade! Se pagasse imposto, PPC espumava pela boca e a Santa Dra Jonet estaria no desemprego!!!!!!
Mas não paga, é o trabalho e consumo que financiam a totalidade dos impostos em Portugal!


Viva a Nato, o Pato e o carrapato!

chukcha disse...

Hum, só agora percebi a ironia (é o que dá ler comentários na diagonal). Devia contribuir mais para a austeridade, eu, como castigo por tão apressada leitura!
As mais sinceras desculpas ao anónimo das 1:49. Desta vez fui eu,que cedi ao pré-conceito, vi Nato e salivei como os cães de pavlov!

+1Português disse...

chukcha acha que a social-democracia é de esquerda liberal progressista, do género partido democrático de Clinton, Kerry e Obama ou mais do género direita liberal conservadora tipo Ronald Reagan, Lincoln, Jefferson, Chester Artur etc.?

Unknown disse...

Ó Milhazes... Será que alguém acredita na sua ingenuidade. Bandeira da Otan? Até parece que não se está a ver quem é! São todos iguais, são todos belicistas, tdos querem pilhar recursos e aqui, os EUA e a UE não são melhores que o Putin por muito que o JM se esforce, gritando, por o sublinhar. O que a queda da URSS permitiu provar é que, os "good guys" só existem das "fairy tales". Mais nada!

Unknown disse...

Um brasileiro no donbass contra as forças fascistas de kiev http://apaginavermelha.blogspot.com.br/2014/09/crise-na-ucrania-entrevista-com-o.html?m=1

chukcha disse...

Eu, que sou chukcha a única coisa que acho é que se o GUM tiver televisões a cores, eu quero comprar a verde!

Agora social democracia, num conheço, eu é mais renas e reuniões entre os "homes bons lá da terriola", como se faz, putativamente, na gloriosa américocia!!!!

Unknown disse...

"Nestas palavras está bem vincado o medo do Kremlin face às chamadas “revoluções coloridas”."


E em que galáxia vive o José Milhazes para ignorar quais têm sido os resultados dessas tais "revoluções coloridas" e quem são os seus patrocinadores ?

Unknown disse...

"É verdade que a oposição russa é muito fraca e está muito dividida, mas o Kremlin tem medo e reprime qualquer tipo de oposição democrática."


Será que não pretendia dizer a extrema direita financiada, dirigida e apoiada por os países da NATO ?


Então veja o que dizem estes "senhores".

http://www.kasparov.ru/


Não é preciso fazer uma analise muito exaustiva para concluir que existem poucas ou nenhumas diferenças entre as opiniões do José Milhazes e as deles.

Afinal quem será que copia quem ?

Unknown disse...

"É verdade que a oposição russa é muito fraca e está muito dividida, mas o Kremlin tem medo e reprime qualquer tipo de oposição democrática."


Está faltar à verdade.

Na Rússia existem partidos da oposição com considerável apoio eleitoral.

O que o José Milhazes lastima é a votação pouco expressiva (insignificante) nos partidos de direita "comandados" por aqueles que nos anos 90 destruíram o país.

José Milhazes para seu desconsolo e daqueles a quem o Senhor serve, convença-se que os Russos jamais vão permitir que o país regresse a esse período tenebroso de saque e humilhação.


Fique também ciente que os resultados da aproximação entre a Rússia e a China (por culpa dos países da NATO) vai fazer com que a guerra fria se pareça a uma dança de anjos.