sexta-feira, maio 05, 2006

Contributos para A História de Portugal - 1



Em 1986, Álvaro Cunhal, Secretário-geral do Partido Comunista Português, tencionava visitar a China, mas necessitava de "luz verde" do Kremlin de Moscovo. Dois documentos do Arquivo da Fundação Gorbatchov.


Fundo N.º 2, descrição N.º 1, N.º 14

11 de Maio de 1986

Nota de A.S. Tcherniaev [assessor de Mikhail Gorbatchov] sobre a possibilidade de uma conversa com uma delegação parlamentar da Grã-Bretanha e com o camarada Cunhal (Portugal)


2. de 6 a 19 de Maio encontra-se em Barvikha, em Moscovo, o camarada Cunhal. Ele gostaria de se encontrar consigo num encontro breve. As questões: 1) ele deve ir ou não à China na Primavera; 2) assuntos portugueses; 3) movimento comunista europeu; 4) consequências da avaria na Central Atómica de Tchernobil.


Fundo N.º 2, descrição N.º 2

Bureau Político do Partido Comunista da União Soviética (decisão)

22 de Maio de 1986

Sobre a China. É preciso lá ir [Álvaro Cunhal]. Mas adiar a normalização das relações enquanto não forem normalizadas as relações entre o PCCH (Partido Comunista Chinês) e o PCUS (Partido Comunista da União Soviética).

2 comentários:

Unknown disse...

Pelos vistos é mesmo verdade que o PC luso dependia do PC da URSS.
Pergunto-me se estes arquivos são do dominio público e podem ser consultados via net? Vou investigar.
Um abraço,
Bikoka Frita

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro leitor, estes arquivos não estão disponíveis via net, pelo menos que eu saiba. Eu consultei-os no local. Brevemente serão publicados mais documentos. JMilhazes