Às 4 horas da manhã de 1941, as tropas da Alemanha nazi atacavam a União Soviética e davam início a uma sangrenta guerra que durou 1418 dias e noites.
No primeiro dia de combates, devido a erros estratégicos do ditador José Estaline, a aviação nazi destruiu 1200 aviões soviéticos, 800 dos quais nem chegaram a descolar.
O Exército Vermelho perdeu, segundo dados do Estado Maior-General das Forças Armadas da Rússia de 1993, 11.994.100 soldados e oficiais. Nos quatro anos de guerra, participaram em combates 34.476.700 militares soviéticos.
No total, incluindo as vítimas civis, o regime comunista afirmou até à sua queda, em 1991, que "teriam morrido cerca de 20 milhões de pessoas". Porém, uns historiadores falam em 26.600.000, outros em 29.592.749.
No Cerco de Leninegrado pereceram 700 mil cidadãos soviéticos.
Na União Soviética foram destruídas 1710 cidades, 70 mil aldeias e 32 mil fábricas.
Durante a guerra, a União Soviética produziu 870 mil máquinas de combate: 120 mil aviões, 90 mil tanques, 360 mil canhões e 300 mil lança-granadas.
As tropas alemãs perderam, na frente do Leste, 6.500.000 de mortos e feridos.
3 comentários:
Exma Senhora Kateryna Ferreira, sem que os nazis atacaram a URSS sem aviso prévio de guerra, como haviam feito antes contra outros países. E sei também que Estaline tinha sido avisado por vários agentes soviéticos no estrangeiro, o mais conhecido dos quais foi Richard Zorge, qual o dia e a hora a que a URSS iria ser atacada. Presentemente, sem a censura comunista, estão a ser revelados documentos que mostram a incompetência militar de José Estaline. Valeu-lhe ter o povo que tinha para ganhar a guerra. E já agora, foi esse mesmo povo (ou melhor, povos) que venceria a guerra mesmo sem ter Estaline ou o partido comunista à frente. Recordo que as tropas russas venceram Napoleão sem a "direcção sábia" do PCUS, mas à custa do seu heroísmo.
Quanto aos "erros estratégicos do ditador José Estaline", foram numerosos e custaram milhões de vítimas. A julgar pelo seu nome, deve pesar melhor do que eu as palavras de Fiodor Dostoevski: "Nada vale as lágrimas de uma criança", nem sequer, acrescento eu, a mais bonita das utopias. Obrigado pela sua mensagem.Bem haja. JMilhazes
Caro José Milhazes,
Você disse tudo!
O Sr. Estaline foi avisado por muitos agentes secretos e mesmo pelo ingleses mas preferiu ignorar essa informação.
Alías kat não refere as purgas realizadas no Exército Soviético pelo Sr. Estaline onde os altos comandos foram simplesmente arrasados.
Continue a falar verdade, camarada José Milhazes!
Para quem saiba ler russo, recomendo acompanhar a discussão que está a ter lugar no jornal novaya gazeta sobre o início da guerra entre a Alemanha Nazi e a União Soviética:www.novayagazeta.ru.
As purgas de Estaline, que, nas vésperas da guerra, liquidou os mais competentes comandantes militares, foram uma das principais causas da derrota no Exército Vermelho em 1941. Claro que os americanos cometeram muitos erros durante a 2ª Guerra Mundial, mas eles não podem servir para justificar os crimes e erros estalinistas.
Mas vale a pena continuar a discussão sobre este período da história, com poucas emoções e mais factos.
Enviar um comentário