domingo, junho 04, 2006

Gigantes da indústria automóvel investem forte na Rússia


Diminuição de taxas alfandegárias permite colocar os carros mais baratos num mercado que está em crescimento. VW, GM e Nissan vão investir, Ford já tem fábrica em São Petersburgo

A Volkswagen, a General Motors e outros gigantes da indústria de construção automóvel preparam-se para construir fábricas na Rússia. O objectivo é superar as altas barreiras alfandegárias russas a fim de conquistar o mercado, com boas perspectivas de crescimento para os construtores automóveis. Porém, os fabricantes russos receiam pelo futuro da sua própria indústria de fabrico de carros.A construção da fábrica de montagem da Volkswagen no distrito de Kaluga, perto de Moscovo, deverá ter início no próximo mês de Agosto e o primeiro automóvel, o Skodia Octavia, deverá ficar pronto na segunda metade de 2007. Depois, a empresa alemã planeia produzir modelos como Polo, Passat e Tuareg, bem como um modelo especialmente adaptado às condições russas.A capacidade de produção será, na primeira etapa, de vinte mil veículos por ano, mas deverá crescer até 115 mil.

Em conformidade com o acordo firmado entre a Volkswagen e o Governo russo, a produção deverá realizar-se segundo o esquema Semi Knocked-down (SKD), ou seja, o veículo será montado com peças e mecanismos importados, mas parte dos componentes será fabricada em empresas russas. O projecto, que deverá criar 3 500 novos empregos, prevê investimentos da ordem dos 270 milhões de euros.
"A construção da nova fábrica significará para nós taxas alfandegárias mais baixas e preços mais atractivos para os nosso automóveis. Isso permitirá aumentar as vendas na Rússia e a produção das fábricas do grupo Volkswagen de componentes de automóvel" - declarou Bernd Pischetsrieder, presidente do conselho de directores do grupo alemão.
Herman Gref, ministro da Economia da Rússia, esclareceu que as taxas alfandegárias a aplicar aos componentes a importar descerá de 12 para três por cento.
A General Motors vai também investir cerca de 100 milhões de euros na construção de uma fábrica de automóveis em São Petersburgo. Esta empresa já monta em Kalininegrado (enclave russo no Báltico) automóveis da marca Chevrolet, Hummer e Cadillac. Além disso, detém 41,6 por cento das acções da empresa mista com o gigante russo da produção de automóveis "AvtoVAZ", que fabrica jipes Chevrolet Niva e ligeiros Viva.A Ford possui também uma fábrica de montagem em São Petersburgo. Nesta mesma cidade, o consórcio japonês Nissan prepara-se para investir cerca de 170 milhões de euros na construção de uma fábrica que, em 2009, deverá produzir 50 mil automóveis por ano.
Futuro da própria indústria russa
Incógnita continua a ser a política do Governo russo sobre o futuro da sua própria indústria automóvel, o que cria sérias apreensões sobre o seu futuro. "O principal problema consiste na inexistência de uma política estatal compreensível do ponto de vista do desenvolvimento da indústria de construção de automóveis. Hoje, a mão esquerda não sabe o que faz a direita" - considera Mikhail Podorojanski, redactor-chefe da revista "Autoreview", e concretiza com um exemplo: "Há um mês, muito barulho se fez sobre a participação directa, sob a forma de garantias do Estado, nos empréstimos ou investimentos directos na "AvtoVAZ". Falou-se de uma quantia colossal: cinco mil milhões de dólares. Na sexta-feira, o conselho de directores da AvtoVAZ decidiu criar e produzir o veículo VAZ-2116. Na segunda-feira seguinte, recebemos a notícia de que fora assinado - pelos vistos, por outras pessoas - um acordo sobre a produção, na Rússia, do mais directo concorrente desse carro, o Skoda Octavia."
Podrojanski incita as autoridades russas a seguir o exemplo da China que "dá prioridade às altas tecnologias para que a indústria automóvel chinesa atinja um nível concorrencial".


1 comentário:

Unknown disse...

Ainda vamos ver a Autoeuropa a ir para a Russia!