terça-feira, junho 06, 2006

Moscovo mais perto de Lisboa


A partir do dia 4 de Julho, a capital russa irá ficar ligada a Lisboa por um segundo voo, organizado pela Krasair, operadora aérea privada sediada em Krasnoiarsk, Rússia.
Até essa data, a companhia siberiana continuará a realizar o voo regular Moscovo-Lisboa à sexta-feira. O segundo voo será à terça-feira e funcionará pelo menos até ao mês de Setembro.
A nova ligação aérea poderá fazer aumentar o número de turistas russos que optem por Portugal como destino de férias (e vice-versa), caso os operadores turísticos e as autoridades portuguesas invistam em publicidade no mercado russo. Portugal recebe, anualmente, treze mil turistas russos. Espanha acolhe mais de 200 mil.

2 comentários:

Mikolik disse...

Zdrastvute José Milhazes,

Desde que vi o seu blog anunciado no jornal Público tornei-me leitor assíduo do seu blog. Aproveito para dar-lhe os parabéns pela iniciativa.

Em relação a esta noticia queria confirma-la e acrescentar que a Krasair em 90% dos voos, se não mesmo 100%, está a voar com Boeing 767, o que para alguns potenciais interessados pode ser bom saber, já que há pessoas que, infundadamente, têm algum receio de voar em aviões de fabrico russo/soviético.

Eu sou controlador de tráfego aéreo no aeroporto de Lisboa, e sempre que posso dou algumas instruções a este avião em língua russa, pois também sei falar russo, embora a linguagem aeronáutica não seja o meio forte.

Sinceramente, acho muito úteis este tipo de informações, encorajo-o a colocar mais noticias deste tipo.

Grande abraço, do svidanya.

Mikolik disse...

Amigo Sniper,

Tenha calma, da qualidade dos Controladores de Tráfego Aéreo em Portugal você pode duvidar, mas isso será infundadamente e por ignorância, somos sujeitos a apertados exames de selecção e a uma excelente formação técnica.

Eu dou por vezes algumas instruções a titulo individual em russo só com os aviões no chão e se não houver nenhuma situação a gerir, o que significa na practica, não existir mais nenhum avião a voar. No fundo é uma acção de cortesia para com o piloto. É costume de alguns colegas meus cumprimentarmos e despedirmo-nos dos pilotos na sua lingua nacional, e é isso basicamente o que eu faço com os pilotos das companhias da ex-União Sviética...

Não vou explicar melhor, espero que tenha ficado iluciado e não tenha receio de voar por causa de mim...