Há uns tempos atrás, um antigo camarada de trabalho no Público telefonou-nos para que encontrassemos em Moscovo um filme soviético realizado há uns bons anos, bem como uma das canções dessa obra-prima.
Tarefa difícil se não existisse um mercado de filmes, DVD's, CD's, etc., etc., etc., chamado Gorbuchka, lugar já lendário na capital russa. Depois de termos passado por umas dez bancas, o vendedor da décima primeira lá conseguiu arranjar-nos a dita raridade. Grande sorte a do meu camarada!
Mas, quando se vai ao Gorbuchka, não podemos deixar de perder uma ou duas horas para estudar as últimas novidades musicais e cinematográficas. Abençoada globalização!- poderíamos exclamar ao olhar para bancas, mas essa exclamação passa rapidamente quando se constata que a esmagadora maioria da mercadoria é de fabrico pirata!
Alguns filmes, russos ou estrangeiros, ainda não chegaram às salas de espectáculo, mas a Gorbuchka já oferece um DVD pirata a um preço convidativo, inferior a 10 euros por unidade.
Não supreende muito ver nas prateleiras CD's piratas de Cesária Évora, cantora bem conhecida na Rússia, mas também (e isso já surpreende!) não há falta de música portuguesa, representada por CD's piratas de Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, Mariza, Madredeus, etc. O preço de cada CD ronda os 4 euros.
Um autêntico atentado aos direitos de autor! - dizem uns. Democratização e acessibilidade da cultura! - dizem outros! O facto é que a pirataria informática tem sido um dos obstáculos na via da adesão da Rússia à Organização Mundial do Comércio.
P.S. As fotografias do Gorbuchka foram-nos cedidas pelo jornalista Tiago Brandão.
2 comentários:
Não me recordo como se chamava, mas bem podia ser esse tal Gorbuchka o mercado que eu visitei com um bom amigo meu na minha primeira ida a moscovo.
Comprei por lá cerca de 20 cd's (tudo raridades a preços baixissimos).
Fiquei muito contente em, chegando a Portugal, verificar que só um nao funcionava. É que, dados os preços e a notória pirataria, cheguei a recear ter perdido dinheiro em vão...
A indústria da música, videos e software não quer que existam feiras como a da Gorbuchka ou a nacional Feira da Ladra? Baixem os preços!
Enviar um comentário