Cientistas russos iniciaram a inscrição de voluntários para participar no projecto "Marte-500", um simulacro na Terra de um voo ao planeta vermelho, que durará, pelo menos, 500 dias.
O Instituto de Problemas Médico-Biológicos (IPMB) da Academia de Ciências da Rússia, que apresentou oficialmente o projecto em Janeiro de 2004, informou que o registo de candidatos prolongar-se-á até ao próximo 31 de Dezembro. A experiência de imitação de um voo tripulado a Marte, que deverá ter início no quarto trimestre de 2007, está planeada para uma duração de pelo menos 520 dias, período que poderá ser prolongado até 700.
O IPMB, que publicou na sua página na net (www.imbp.ru) os requisitos para os candidatos, seleccionará seis "astronautas" da tripulação que passará esse tempo encerrada num simulador de uma nave espacia, em condições que imitarão o mais possível um voo entre a Terra e Marte. Além disso, a direcção do instituto precisou que a tripulação formada será "internacional", o que significa também que serão aceites inscrições de estrangeiros, e que se decidirá mais tarde se nessa equipa serão incluídas mulheres. Os candidatos deverão de ter entre 25 e 50 anos, boa saúde, instrução superior e dominar a língua inglesa a nível comunicativo e técnico, dando-se prioridade a especialistas em medicina, biologia, engenharia e informática. Neste projecto, a Rússia colabora com a Agência Espacial Europeia (ESA) e convidou também os Estados Unidos a participarem nele.
Sem comentários:
Enviar um comentário