O magnata do aço russo, Alicher Usmanov, comprou por cerca de 200 milhões de euros o diário "Kommersant", um dos títulos diários mais influentes da Rússia. Deste modo, o Kremlin passa a controlar mais um importante órgão de informação.
"A compra ficará concluída dentro de alguns dias. Estamos a falar da aquisição da totalidade das acções da Casa Editorial Kommersant e de todas as suas propriedades" - declarou Usmanov, presidente do consórcio Metalloinvest, acrescentando que comprou o diário "com o meu dinheiro" e se trata de "um investimento a longo prazo".
O magnata russo declara não ter intenção de interferir na política da redação: "o meu trabalho é outro. No diário há uma equipa fantástica e eles sabem muito bem como trabalhar", mas alguns analistas consideram que o "Kommersant", enquanto diário muito importante para a oposição a Vladimir Putin, Presidente da Rússia, era um dos alvos mais cobiçados pelo Kremlin.
A notícia da venda foi confirmada pelo proprietário do "Kommersant", o empresário georgiano de origem judaica, Badri Patarkatcichvili, que considerou a operação "puro negócio".
Em Junho passado, o nome do multimilionário russo de origem judaica Roman Abramovitch, próximo do Kremlin, surgiu associado a uma tentativa de aquisição do diário, mas a oferta não foi além dos 100 milhões de euros, o que levou ao seu fracasso.
Nos últimos 18 meses, os principais diários da Rússia mudaram de proprietários, processo que a União dos Jornalistas da Rússia considera uma "campanha de limpeza consciente" com vista às eleições legislativas de 2007 e às presidenciais de 2008.
O "Nezavissimaia Gazeta" passou para as mãos de Konstantin Remtchukov, assessor do Ministério de Desenvolvimento Ecomómico e Comércio. Outro histórico diário russo, o "Izvestia", também passou a ser controlado pela Gazprom, empresa pública que exporta 25% do gás mundial e é completamente controlada pelo Kremlin.
O Gazprom adquiriu igualmente os canais de televisão NTV e TNT, controla parte do capital da rádio Eco de Moscovo e, recentemente, financiou a criação de mais uma estação de rádio, a City-FM.
1 comentário:
ora aqui está um dos pontos fortes dos judeus, capacidade de encher os potes...
Enviar um comentário