No próximo dia 25 de Setembro, celebra-se o centenário do nascimento do grande compositor soviético e russo Dmitri Schostakovich (1906-1975),um dos grandes vultos da cultura mundial.
Autor de 15 sinfonias, obras para piano, cordas, bandas sonoras para filmes, canções, etc., as suas composições são um espelho da vida extremamente complexa e até dramática de Schostakovich. Durante o regime comunista na União Soviética, que terminou em 1991, a obra de Schostakovich era apresentada como um dos expoentes da "criatividade socialista", destacando-se a sua faceta política mais do que a criativa.
Actualmente, assiste-se a um processo contrário, tentando alguns críticos apresentar Schostakovich como um puro dissidente e resistente ao regime ditatorial comunista. Na realidade, qualquer uma dessas abordagens da vida e obra do compositor é demasiado simplista para que se possa compreeender a luta travada por ele para compor peças musicais bem distantes do "realismo socialista" e para, simultaneamente, sobreviver física e intelectualmente num regime de intolerância para com o pluralismo político e cultural. Só um mortal que passe pelas situações mais antagónicas que atravessou Schostakovich: ora era elogiado,enaltecido, ora insultado e humilhado publicamente, conseguirá compreender o que realmente ia na alma do compositor. Haverá alguém capaz de o condenar por ter composto "obras encomendadas" pelo regime comunista em troco da sobrevivência física e intectual sua e da sua família?
Em Portugal, este centenário vai ser também assinalado e as principais comemorações terão lugar no Centro Cultural de Belém. O programa dos concertos no CCB vem a seguir, mas, antes disso, um conselho: não percam os espectáculos, tanto mais que algumas das grandes obras de Schostakovitch vão ser interpretadas pela primeira vez em terras lusas.
Programa:
PROGRAMA CICLO SCHOSTAKOVICH
24 Prelúdios e Fugas Opus 87 (1950-1951) – I Parte
Primeira audição em Portugal pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro
24 de Setembro – Auditório 3 no Centro de Exposições
Hora: 19:00
Duração aproximada: 1:25, sem intervalo
A Nova Babilónia, filme mudo de Grigori Kozintsev e L. Trauberg (1929)
Partitura de Schostakovich, Opus 18, executada ao vivo pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. Direcção: Álvaro Cassuto
25 de Setembro – Grande Auditório
Hora: 21:00
Duração aproximada: 1:20, sem intervalo
24 Prelúdios e Fugas Opus 87 (1950-1951) – II Parte
Primeira audição em Portugal pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro
26 de Setembro – Auditório 3 no Centro de Exposições
Hora: 21:00
Duração aproximada: 1:25, sem intervalo
E cantou como canta a tempestade
Ciclo de canções de Schostakovich e Prokofiev sobre poemas de Marina Tsvetaieva e Anna Akhmatova
27 de Setembro – Pequeno Auditório
Hora: 21:00
Duração aproximada: 1:00
The Unknown Shostakovich(Shostakovich desconhecido)
Documentário legendado em Português
A apresentação do documentário será feita pelo seu autor, Lewis Owens, que no final discutirá com o público aspectos da vida e da obra de Schostakovich
28 de Setembro - Sala Luis de Freitas Branco
Hora: 21h00
Duração: 1h30
Schostakovich-Ensemble Quinteto
Trio N.º 1 para piano, violino e violoncelo, Opus 8 (1923)
Quarteto de Cordas N.º 8 Opus 110 (1960)
Quinteto para piano, 2 violinos, viola e violoncelo Opus 57 (1940)
29 de Setembro – Auditório 3 no Centro de Exposições
Hora: 21:00
Duração aproximada: 1:30
Trilogia de Maxim
Filmes de Grigori Kozintsev e L. Trauberg (1934/1938). Banda sonora original de Schostakovich.
30 de Setembro – Grande Auditório
Hora: 18:00
Duração aproximada: 5:00, com dois intervalos
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Suites de Jazz n.º 1 e n.º 2
Participação da Big Band do Hot Clube de Portugal
Direcção: Pedro Moreira
1 de Outubro – Grande Auditório
Hora: 19:00
Duração aproximada: 1:20
Schostakovich-Ensemble Trio
Sonata para violoncelo e piano Opus 40 (1934)
Sonata para violino e piano Opus 134 (1968)
Trio n.º 2 para piano, violino e violoncelo Opus 67 (1944)
8 de Novembro – Pequeno Auditório
Hora: 21:00
Duração aproximada: 2:00
Três últimos Opus
Schostakovich - Ensemble (DSCH) (Trio)
Yuri Kissin, Baixo
Natalia Tchitch, Viola
Rosa Maria Barrantes, Piano
30 de Novembro – Pequeno Auditório
Hora: 21:00
Duração aproximada: 2:00
Autor de 15 sinfonias, obras para piano, cordas, bandas sonoras para filmes, canções, etc., as suas composições são um espelho da vida extremamente complexa e até dramática de Schostakovich. Durante o regime comunista na União Soviética, que terminou em 1991, a obra de Schostakovich era apresentada como um dos expoentes da "criatividade socialista", destacando-se a sua faceta política mais do que a criativa.
Actualmente, assiste-se a um processo contrário, tentando alguns críticos apresentar Schostakovich como um puro dissidente e resistente ao regime ditatorial comunista. Na realidade, qualquer uma dessas abordagens da vida e obra do compositor é demasiado simplista para que se possa compreeender a luta travada por ele para compor peças musicais bem distantes do "realismo socialista" e para, simultaneamente, sobreviver física e intelectualmente num regime de intolerância para com o pluralismo político e cultural. Só um mortal que passe pelas situações mais antagónicas que atravessou Schostakovich: ora era elogiado,enaltecido, ora insultado e humilhado publicamente, conseguirá compreender o que realmente ia na alma do compositor. Haverá alguém capaz de o condenar por ter composto "obras encomendadas" pelo regime comunista em troco da sobrevivência física e intectual sua e da sua família?
Em Portugal, este centenário vai ser também assinalado e as principais comemorações terão lugar no Centro Cultural de Belém. O programa dos concertos no CCB vem a seguir, mas, antes disso, um conselho: não percam os espectáculos, tanto mais que algumas das grandes obras de Schostakovitch vão ser interpretadas pela primeira vez em terras lusas.
Programa:
PROGRAMA CICLO SCHOSTAKOVICH
24 Prelúdios e Fugas Opus 87 (1950-1951) – I Parte
Primeira audição em Portugal pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro
24 de Setembro – Auditório 3 no Centro de Exposições
Hora: 19:00
Duração aproximada: 1:25, sem intervalo
A Nova Babilónia, filme mudo de Grigori Kozintsev e L. Trauberg (1929)
Partitura de Schostakovich, Opus 18, executada ao vivo pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. Direcção: Álvaro Cassuto
25 de Setembro – Grande Auditório
Hora: 21:00
Duração aproximada: 1:20, sem intervalo
24 Prelúdios e Fugas Opus 87 (1950-1951) – II Parte
Primeira audição em Portugal pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro
26 de Setembro – Auditório 3 no Centro de Exposições
Hora: 21:00
Duração aproximada: 1:25, sem intervalo
E cantou como canta a tempestade
Ciclo de canções de Schostakovich e Prokofiev sobre poemas de Marina Tsvetaieva e Anna Akhmatova
27 de Setembro – Pequeno Auditório
Hora: 21:00
Duração aproximada: 1:00
The Unknown Shostakovich(Shostakovich desconhecido)
Documentário legendado em Português
A apresentação do documentário será feita pelo seu autor, Lewis Owens, que no final discutirá com o público aspectos da vida e da obra de Schostakovich
28 de Setembro - Sala Luis de Freitas Branco
Hora: 21h00
Duração: 1h30
Schostakovich-Ensemble Quinteto
Trio N.º 1 para piano, violino e violoncelo, Opus 8 (1923)
Quarteto de Cordas N.º 8 Opus 110 (1960)
Quinteto para piano, 2 violinos, viola e violoncelo Opus 57 (1940)
29 de Setembro – Auditório 3 no Centro de Exposições
Hora: 21:00
Duração aproximada: 1:30
Trilogia de Maxim
Filmes de Grigori Kozintsev e L. Trauberg (1934/1938). Banda sonora original de Schostakovich.
30 de Setembro – Grande Auditório
Hora: 18:00
Duração aproximada: 5:00, com dois intervalos
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Suites de Jazz n.º 1 e n.º 2
Participação da Big Band do Hot Clube de Portugal
Direcção: Pedro Moreira
1 de Outubro – Grande Auditório
Hora: 19:00
Duração aproximada: 1:20
Schostakovich-Ensemble Trio
Sonata para violoncelo e piano Opus 40 (1934)
Sonata para violino e piano Opus 134 (1968)
Trio n.º 2 para piano, violino e violoncelo Opus 67 (1944)
8 de Novembro – Pequeno Auditório
Hora: 21:00
Duração aproximada: 2:00
Três últimos Opus
Schostakovich - Ensemble (DSCH) (Trio)
Yuri Kissin, Baixo
Natalia Tchitch, Viola
Rosa Maria Barrantes, Piano
30 de Novembro – Pequeno Auditório
Hora: 21:00
Duração aproximada: 2:00
1 comentário:
Tive a oportunidade de ouvir alguns dos Quartetos deste grande compositor na Casa da Música. Não gosto particularmente de quartetos de cordas mas adorei e fiquei bem supreendido com o que ouvi.
Parabêns pelo post e vou agora ouvir uma das belas sinfonias de Schostakovich.
Enviar um comentário