quinta-feira, outubro 19, 2006

Rússia - mais uma estória


Boa tarde Caro José Milhazes,

Sou uma leitora assídua do seu blog e gostaria de lhe dar os parabéns pelo excelente trabalho que tem feito.
Os temas são interessantes e actuais. Esta é uma forma de uma pessoa saber o que se vai passando neste
"país distante", que é a Rússia.
Este ano, eu e a minha familia estivemos em Moscovo e fomos até S. Pertersburgo, de barco. Os preparativos
da viagem também foram complicados, a agência que tratou de tudo "meteu os pés pelas mãos" e também foi por causa dos vistos. O processo era mais simples que o do Sr. Rui C. Barbosa. Depois dos vistos terem sido entregues no final do dia anterior à viagem, lá fomos nós a "rezar" para que tudo corresse bem.
Quando chegamos ao aeroporto de Moscovo, tivemos uma recepção "engraçada": quando tivemos
de apresentar os nossos documentos para podermos entrar no país. A funcionária do aeroporto, que parecia que tinha saído de um filme da "era comunista", depois de verificar os documentos, simplesmente devolvia-nos, atirando-os como se eles tivessem contaminados com alguma coisa. Houve uma senhora à nossa frente que os teve de apanhar do chão. A "fulana" só "berrava" russo e ninguém a entendia,nem podiamos olhar para o lado!
Depois disto, tudo correu bem e gostamos bastante de ter conhecido as pequenas cidades/aldeias pelas quais passamos. Claro, que a lingua dificultava as coisas mas usando a linguagem universal que é a gestual, tudo era ultrapassado. Gostavamos de ter conhecido mais a História do país contada pelos próprios habitantes, mas era uma tarefa quase impossivel.Os guias turisticos também não ajudaram muito, pois só contavam e mostravam o que lhes interessava. E o que contavam, nós já sabiamos. Era do conhecimento geral. Sabemos que isto não se passa só neste país. Fui para lá com uma ideia e saí de lá com outra.
E, agora, com os seus textos vejo que afinal, não é uma coisa nem outra. Tenho muita curiosidade, que nunca tive por outro país que já visitei (e já estive nos 5 continentes), de conhecer a verdadeira História deste país. Fiquei impressionada, quando me disseram lá, que havia russos que gostariam de ter outro Estaline, como é possivel?!
Espero que tenha uma boa estadia no nosso país.
Eu, por aqui, vou continuar a ler o seu Blog para ver se entendo este país que é a Rússia.

Cumprimentos

Carla Passos

Sem comentários: